Desde que o Mercado Municipal de Conceição do Mato Dentro foi anunciado como o mais novo ponto cultural do município, foi a primeira vez, nesta quarta-feira (9), que um evento artístico foi apresentado no local. A “Ocupação Performática”, um projeto do Circuito Serra do Cipó, chegou para ocupar um espaço comum de forma incomum. Misturando a dança com o teatro, o público foi envolvido no espetáculo, reforçando sua relação com a arte.
Bailarinas desde crianças, Cibele Maia e Luciana Lanza atuam há cinco anos como produtoras, imprimindo nos espetáculos uma identidade diferenciada que busca a aproximação do indivíduo com o universo artístico e lúdico que existe ao seu redor. É então assim que elas expressam suas emoções mais íntimas de modo bastante extrovertida. Uma maneira que parece ambígua e estranha, mas que envolve o público espontânea e intensamente.
Daqueles que as seguia com olhares atenciosos por todo o espaço por elas explorado até os motoristas que por ali passavam, ou os comerciantes da região. Todos considerados elementos que dão vida à arte. Uma vida que às vezes passa despercebida, mas que é justamente o objeto de trabalho delas. “Nosso objetivo é trazer um olhar diferente para o cotidiano, despertando para a arquitetura, para a cultura, para as riquezas do espaço que acabam não sendo vistas no dia-a-dia”, disse Cibele.
“No que depender da Administração Pública, nos colocamos à disposição para formar e incentivar manifestações culturais nesse espaço e em tantos outros palcos que Conceição abriga”, disse a Secretária Julia Santana ao agradecer as dançarinas.
A “Ocupação Performática” foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico que está à frente da transformação do Mercado Municipal em Mercado Cultural. Isso porque ali será o ponto de encontro da cultura manifestada em todas as suas vertentes. A feira semanal será mantida de maneira potencializada e com maior valorização dos produtores e feirantes locais.