O Município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, vai participar de um ciclo de palestras de capacitação promovido pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. O objetivo dos encontros é apresentar informações sobre os procedimentos de inscrição, elaboração e avaliação de projetos culturais no FEC – Fundo Estadual de Cultura.
Com esclarecimento do Sr. Felipe Rodrigues Amado Reis, superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da SEC-MG, os participantes ficarão a par de como os projetos apresentados ao FEC são analisados pelas Câmaras Setoriais Paritárias (CSPs), que levam em conta os critérios técnicos, financeiros e de fomento, o caráter estritamente artístico-cultural e o interesse público.
Para Julia Santana, Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, que participará evento, “essa capacitação colabora com o fomento ao desenvolvimento cultural de Conceição do Mato Dentro, possibilitando um trabalho em rede com o Estado de Minas Gerais”.
Conceição do Mato Dentro faz parte da Região das Histórias, junto com Diamantina, Grão Mogol, Januária, Paracatu e Serro. As outras quatro regiões são denominadas: Região das Riquezas (Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo), Região das Tradições (Caeté, Lagoa Santa, Pitangui e Sabará), Região das Artes (Brumadinho, Cataguases, Congonhas, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Branco e Ouro Preto) e Região das Manifestações (Baependi, Campanha, Itapecerica, Prados, São João del-Rei, São Thomé das Letras e Tiradentes).