A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, informa que já está sendo elaborado o projeto estrutural, arquitetônico e artístico do Sobrado da Prefeitura. A empresa responsável é a ARQ Projetos, que já concluiu as duas primeiras etapas: o levantamento e o diagnóstico. A primeira se refere ao estudo do patrimônio e a situação de deterioração do mesmo. Já a segunda detecta os problemas e define as intervenções que serão feitas para recuperar o edifício.
A Secretária Municipal, Julia Celly Santana, esclarece que a elaboração do projeto respeita legislação específica de preservação e proteção do patrimônio cultural e por isso demanda um tempo maior para ser elaborado, por se tratar de atividades de restauração. “Em lei, os patrimônios históricos são bens específicos e se diferem dos bens materiais comuns, tornando o processo mais complexo e sendo necessário um levantamento técnico. Não é uma simples construção.”
A meta é que o projeto seja entregue ainda neste semestre para que, sob aprovação do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico do Município, o início da obra aconteça na segunda metade do ano.