10 MAR 2014
UTC e coleta seletiva marcam nova política ambiental

A UTC – Usina de Triagem e Compostagem de Conceição do Mato Dentro será inaugurada no próximo dia 20, mesmo dia em que será lançada oficialmente a coleta seletiva de lixo no município. A melhoria das condições sanitárias do município, a empregabilidade de cidadãos em situação vulneráveis e a conversão de desperdício em receita pública são apontados como as principais vantagens destas inovações.

De acordo com diagnóstico elaborado pelo CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos, os materiais recicláveis – papel, plástico, metal e vidro – representam 32,4% do lixo produzido no município. Antes descartados inadequadamente, agora os recicláveis serão coletados pela ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, destinados à UTC e lá separados para futura comercialização.

O projeto será inicialmente implantado nos bairros do Rosário e Centro, regiões apontadas pelo CMRR como as maiores geradoras de lixo reciclável. Além destes pontos, algumas instituições como escolas, supermercados e órgãos públicos também serão contemplados. O objetivo do projeto é crescer gradativamente até abranger toda a sede do município.

ASCAMATO

Criada em outubro de 2013, a ASCAMATO – Associação de Catadores de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro traz ao município uma identidade no cuidado com o meio ambiente aliado à empregabilidade de pessoas em situações sociais vulneráveis. Os associados trabalharão à frente da UTC e serão importantes agentes ambientais na limpeza urbana.

Inauguração da UTC

Data: 20/03/2014

Endereço: Rodovia MG-10, s/nº – zona rural (próximo ao Posto Agropecuário)

Seminário de Lançamento da Coleta Seletiva