10 MAR 2014
Começa a vacinação contra o vírus HPV

Começou hoje no município a campanha de vacinação contra o vírus HPV. Serão vacinadas meninas com idade entre 11 e 13 anos que deverão se submeter às três doses para ficarem completamente imunizadas. Quem tomar a primeira dose no mês de março, deverá tomar a segunda em setembro. A terceira acontece após cinco anos, logo, em março de 2019.

Nesta semana as vacinas estão sendo disponibilizadas na Policlínica e nos distritos. A partir da próxima semana, um novo cronograma incluirá a vacinação nas escolas da rede pública e também nos postos de saúde.

Fique atento à divulgação.

HPV

O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres. A estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.

Fonte: Saúde Plena