13 FEV 2014
“É sempre tempo de saber, viver e escrever”

Um dos trabalhos mais recentes apresentados para a banca de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de Minas destaca mais uma vez o patrimônio cultural artístico de Conceição do Mato Dentro. Graziela Jacome, autora da dissertação “Pastorinhas da Tapera: tradição e espetáculo da tradição em Conceição do Mato Dentro”, explicou porque escolheu o tema para embasar sua graduação acadêmica mais alta até então.

“Minha relação com as Pastorinhas da Tapera iniciou-se em 2010, quando Giordani Ottone, líder comunitário do distrito de Santo Antônio do Norte, a Tapera, se tornou mediador entre mim, na figura de Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro, e as pastorinhas taperenses. A partir dos primeiros contatos, passei a atuar como mediadora entre as Pastorinhas da Tapera e a política pública de cultura conceicionense, expressa por programas, projetos e atividades da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. Por outro lado, na ocasião, eu frequentava a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursava Especialização em Educação Musical, e andava às voltas com elaboração de projeto de monografia. Foi o momento em que elegi as Pastorinhas da Tapera como objeto empírico da pesquisa a fim de estudar a modalidade de transmissão de seu repertório musical.

Porém, outra história cruzou minha trajetória em Conceição do Mato Dentro, quando em outubro de 2011 pedi exoneração da Prefeitura, a fim de me preparar para a seleção do curso de mestrado em Ciências Sociais na linha de pesquisa Cultura, identidades e modos de vida, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Dessa forma, passei a me dedicar quase que exclusivamente à pesquisa. Pesquisa essa que se manteria por mais dois anos na Tapera, observando as Pastorinhas da Tapera. Todavia, a partir de então, focando nessa manifestação o meu olhar antropológico, buscando identificar a existência ou não de um fenômeno conhecido como “Espetacularização”, fenômeno esse muito observado em inúmeras manifestações populares por todo o território brasileiro.

Hoje, em 2014, ao final dessa jornada, devo dizer que ainda há um universo de observações e pesquisas a serem feitas em meio a essa manifestação, nesse mesmo distrito. Há um tesouro de intangibilidades ora exposto, ora escondido nesse riquíssimo bem. Convido, pois, aqueles que por ventura queiram mergulhar nesse universo, que o façam, afinal, é sempre tempo de saber, viver e escrever.”

¹ JACOME, Graziela A. Pastorinhas da Tapera: modalidade de ensino e aprendizagem de repertório musical. 2011. 107 f. Monografia (Pós-Graduação em Educação Musical da Universidade Federal de Minas Gerais).

Sobre Graziela

Graziela Jacome é psicóloga pela Fundação Mineira de Educação e Cultura/Faculdade de Ciências Humanas, com especializações em Psicopedagogia (Centro Universitário de Belo Horizonte/UNI-BH), Educação Musical (Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Música) e Patrimônio Histórico e Cultural (Instituto Superior de Ensino Elvira Dayrell). E seu mais recente trabalho lhe garante o título de Mestre em Ciências Sociais/Ênfase em Antropologia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ em curso Bolsista CAPES).

Desde 2011, esse currículo é acompanhado pelos seus estudos sobre as Pastorinhas da Tapera, e seus principais trabalhos são aqui relacionados:

2014 – Dissertação de Mestrado Pastorinhas da Tapera: tradição e espetáculo da tradição em Conceição do Mato Dentro/MG (PUC Minas).

2013 – Comunicação Coordenada “Pastorinhas da Tapera: tradição e espetáculo da tradição”. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão – Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

2011 – Artigo completo ‘Pastorinhas da Tapera: modalidade de ensino e aprendizagem de manifestação musical folclórica’. Revista on-line (2011/2012)- Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

2011 – Comunicação ‘Pastorinhas da Tapera: modalidade de ensino e aprendizagem de manifestação musical folclórica’ comunicação, apresentada no XX Congresso de Educação Musical de Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), em Vitória-Espírito Santo (UFES).

2011 – Pôster ‘Educação Patrimonial, Projeto Pastorinhas da Tapera’ exibido no II Encontro Nacional de Educação Patrimonial: Estratégias para a Implantação de uma Política Nacional, promovido pelo IPHAN, e realizado durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes.

2011 – Monografia ‘Pastorinhas da Tapera: modalidade de ensino e aprendizagem de repertório musical’ – Especialização em Educação Musical/Escola de Música da UFMG.

A versão final da Dissertação de Mestrado estará disponível em breve em versão PDF em nosso site e também em versão impressa na biblioteca municipal para consulta popular.

Da esq.: Profª Drª Juliana Jayme (coordenadora do mestrado, PUC Minas), Graziela Armelao Jácome (mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia), Profª Drª Candice Vidal e Souza (orientadora, PUC Minas) e Wagner Diniz Chaves ( Professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL).

Prestigiaram a banca o Sec. de Governo de CMD, Armando Brandão; a Sec. de Cultural e Patrimônio Histórico de CMD, Julia Santana; Sr. Sérgio Reis; o Prefeito de CMD, Reinaldinho; e Giordane Ottone, líder comunitário da Tapera.