19 JAN 2024
GABINETE
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA EMBAIXATRIZ MARIA LEONOR GONÇALVES DE OLIVEIRA

Conceição do Mato Dentro se despede da sua grande dama e cidadã honorária Dona Maria Leonor Gonçalves de Oliveira, falecida hoje, dia 19 de janeiro de 2024, no Rio de Janeiro.

Dona Leonor marcou seu tempo e a história da nossa cidade e do nosso país de forma indelével.

Filha do médico Clodoveu de Oliveira e de D. Odila Gonçalves de Oliveira, nasceu em Belo Horizonte, aos 30 de maio de 1933, descendente de duas tradicionais famílias do Oeste de Minas – os Rodrigues de Oliveira, estabelecidos em Itaguara, e os Gonçalves de Souza, em Itaúna, ambas vindas de Portugal.

Estudou na capital mineira, primeiro no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, o ginasial no Colégio Nossa Senhora de Sion e o curso científico no Colégio Santa Maria. Foi Bacharel em Direito pela Universidade Federal e graduada em Língua e Literatura Francesa pela Aliança Francesa.

Foi Procuradora da Caixa Econômica Federal, onde se aposentou.

Casou-se com o jornalista e político conceicionense José Aparecido de Oliveira em 1971 com quem teve dois filhos, o nosso Prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira, seu primogênito, e Maria Cecília Aparecido de Oliveira. No ano seguinte recebeu do então Prefeito, Bruno Pires Carneiro, uma homenagem de boas-vindas à nossa terra, Conceição do Mato Dentro, nascendo ali sua eterna ligação com o nosso povo.

Participou da trajetória memorável do seu marido, destacadamente. Exerceu o cargo de Presidente da PAS – Proteção e Ação Social do Distrito Federal por três anos e meio, quando José Aparecido foi nomeado pelo Presidente José Sarney, Governador do Distrito Federal.

Como primeira dama do Distrito Federal recebeu homenagem do grupo Chem Brasil – Estados Unidos por sua efetiva participação na vida política brasileira.

Em 1986, recebeu homenagem da Fundação Cultural do Alto Paranaíba.

No ano seguinte, foi homenageada pelo Conselho de Entorpecentes do Distrito Federal pelo apoio na luta contra as drogas.
Ainda na década de 80, viajou aos Estados Unidos da América em comitiva da Presidência da República.

Foi Embaixatriz do Brasil em Portugal, tendo organizado por dois anos o pavilhão do seu país na Feira Internacional liderada pela Senhora Presidente Mário Soares, em benefício das obras sociais portuguesas.

No primeiro mandado do seu filho José Fernando Aparecido de Oliveira em Conceição do Mato Dentro, na aurora deste milênio, concentrou toda sua energia vital, senso social e de justiça, em uma profícua atuação junto à comunidade conceicionense, conquistando a admiração do nosso povo pelo seu incansável dinamismo, conhecimento e respeito pela causa pública.

Ávida por encontrar uma forma para atuar diretamente em prol da nossa comunidade, reativou a Fundação Casa da Cultura e a presidiu por dois períodos, executando obras e projetos sociais. Para além das intensas atividades da Fundação, trabalhou incansavelmente na captação de recursos para seus projetos e para as obras públicas do nosso município.

Seu primeiro projeto foi a reforma da Casa de Cultura Inez Emanuela Ferreira Diniz, sede da Fundação, com recursos captados através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Em parceria com a Prefeitura, captou recursos e cuidou presencialmente da obra de restauro do Mercado Municipal Maurílio Lages, da então sede da Secretaria Municipal de Educação, prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Em seguida, dedicou-se à restauração do antigo Cine Paroquial, para onde foi transferida a Biblioteca Municipal. Equipou a biblioteca com mobiliário e acervo didático, providenciando também acesso à rede pública da internet para os alunos e alunas do ensino público e demais usuários. Ainda ali criou uma sala de audiovisual e de reuniões públicas.

Seu diletante traço restaurador a levou a reunir todos os sócios remanescentes da Associação do Éden Clube, registrando a doação coletiva do prédio para a Fundação Casa da Cultura e, em seguida, restaurando e equipando o Éden Clube para sediar ações culturais, projetos de capacitação de jovens e eventos que marcaram época.

Seu marcante interesse pela causa social a levou a dedicar-se ao restauro e dinamização da sede do Posto Agropecuário, conhecido por Ministério, executando ali projeto de irrigação, instalação de estufas e equipamentos para o funcionamento do restaurante.

Dentre os projetos sociais e culturais, a Fundação Casa da Cultura desenvolveu oficinas de musicalização, papel machê com a parceria da professora Vâninha, Oratórios com a curadoria da D. Nilce Guerra, Estandartes pela artesã Maura.

Incentivou a organização das rotas das cavalgadas do Jubileu do Bom Jesus de Matozinhos, executando também obra de urbanização no entorno do Santuário, na área do antigo bosque remanescente.

Cidadã honorária de Conceição do Mato Dentro, o legado da nossa grande dama, Dona Maria Leonor Gonçalves de Oliveira, sedimenta-se principalmente em sua profícua atuação e nas gerações beneficiadas por sua intensa atividade.

Com rigor e senso de justiça, lutou incansavelmente para reforçar a brilhante trajetória do seu filho na administração municipal, recebendo o carinho e eterna admiração do nosso povo.

A comunidade conceicionense pranteia sua passagem para o plano espiritual, augurando sua permanência na memória coletiva de todos nós, como exemplo de mulher, esposa, mãe e figura pública.

Enfim, não nos despedimos da nossa grande dama. Apenas respeitamos o fluxo natural dos seres terrenos, entregando-a à glória celeste, convictos do cumprimento integral da sua missão aqui na terra.

À família do nosso Prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira e da sua filha Maria Cecília Aparecido de Oliveira, reafirmamos nosso eterno compromisso de zelar pela sua memória, eternizada em nós.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: Gabinete