09 DEZ 2013
Um resumo das comemorações pelos 311 anos de CMD

As comemorações pelos 311 anos de Conceição do Mato Dentro com certeza não serão esquecidas. Na semana de 02 a 08 de dezembro a cidade foi palco de teatro, cinema, música e religiosidade. Da simplicidade da cultura local às grandes produções de shows nacionais, a transição esteve sempre em perfeita harmonia. Foram dias de muita alegria e emoção.

Lisbela e o Prisioneiro

A peça teatral, apresentada no dia 02, teve o dobro do público esperado pela organização do evento. Estima-se que aproximadamente 200 espectadores lotaram dentro e fora da Biblioteca Pública e tiveram sua noite muito mais animada e engraçada. A história foi apresentada de forma fiel à obra escrita por Osman Lins em 1963. Mesmo quem já tinha se encantado com a versão cinematográfica, muito se surpreendeu com a encenação do Grupo Canastra Real.

Cinema de Banquinho

O filme “Memória de Conceição do Mato Dentro”, um acervo histórico de Zezinho da Isaura e Celso Cirino, foi apresentado em primeira mão no dia 05. Um filme mudo que contém imagens que falam por si só. Um resgate que arrancou risos e lágrimas de todos ali presentes. Com duração de aproximadamente 1 hora, o filme é considerado mais que uma manifestação artística, mas um presente aos conceicionenses e um privilégio ao povo brasileiro que ainda pode conhecer a Conceição de meio século atrás.

Talentos da Tapera

As Pastorinhas e o Grupo de Percussão da Tapera se apresentaram com todo o encantamento que caracteriza a cultura local. Eles abriram a sequência de apresentações do dia 06 no Adro da Santana.

Por Parte de Pai

A atriz Nathália Marçal voltou à sua terra para mostrar porque hoje é uma das atrizes mais respeitadas do teatro mineiro. A peça “Por Parte de Pai” fala da vivência numa cidade do interior, marcada pela presença do avô. Um tempo que não retorna, a não ser quando chamado pela saudade. Palavras de Bartolomeu de Queiróz com as quais muitos conceicionenses se identificaram.

Assunta Brasil

Saulo Laranjeiro, ator nacional que interpreta o Deputado João Plenário no “Programa A Praça é nossa” (SBT), usou seus múltiplos talentos para trazer ao povo teatro, humor e música. Um show que fala da realidade brasileira, momento em que todos encontram alguma identificação. Entre piadas e interpretações emocionantes de grandes composições musicais brasileiras, o ator dissemina valores positivos.

Samba e MPB

Para encerrar os espetáculos do dia 06, um show pra lá de agitado com a cantora Marcela Veiga e sua banda. Não teve quem resistiu entrar na dança. Seu repertório é, sem dúvida, escolhido com muito critério e bom gosto e tem espaço dedicado à cultura afro, momento ápice do show. Mesmo já tendo passado nas 3 horas da manhã, ela não ficou sem o pedido de bis do público. Um show que todos querem ver mais vezes em Conceição.

Orquestra na Igreja

No sábado a programação começou com a Orquestra Stradivarius do Colégio Santo Agostinho. Com apresentação na Igreja do Rosário, a apresentação, extraordinariamente bem executada, ficou ainda mais especial com um Auto de Natal interpretado por fiéis que foram supreendentemente escolhidos pela atriz Sandra Bittencourt, que coordenou de forma bastante tocante a formação da Sagrada Família e dos três Reis Magos. Mesmo com texto descontraído, não teve quem não se emocionou com esta homenagem ao Menino Jesus.

Café com Soul

O Grupo Musical Café com Soul, formado por músicos da cidade, subiu ao placo pela primeira vez para mostrar sua paixão pela música swingada. E o público aprovou. E os meninos fizeram jus a missão recebida: abrir o show da Banda Hocus Pocus, conhecida internacionalmente como uma das melhores imitações do Beatles.

Beatles Revival

A banda Hocus Pocus foi muito esperada pelos fãs do bom rock and roll, que vibraram do início ao fim do show. Um momento que trouxe décadas de volta com e fez muitos acreditar que os verdadeiros Beatles estavam ali. Não há como questionar a sua fama de melhor cover dos roqueiros britânicos.

Elba Ramalho

Fechando a programação de sábado, a cantora Elba Ramalho subiu ao palco e fez o público ignorar a chuva para ficar pertinho dela. O show, puramente brasileiro, eletrizou crianças e adultos. A paraibana se relacionou com o povo todo o tempo e deu um show de dança e energia aos 62 anos de idade.

Coral da COPASA

O Coral da Copasa se apresentou na manhã do dia 08 no Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. As 35 vozes que harmoniosamente já levaram canções brasileiras inclusive para festivais internacionais, executaram belíssimas canções que ecoaram ainda mais angelicalmente na casa de Nosso Senhor.

Parabéns à Conceição

No último dia de comemorações, missas especiais foram celebradas no Santuário Bom Jesus do Matozinhos e na Igreja do Rosário. A primeira teve homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, com oferta de flores feita pelas crianças. Na segunda, a celebração foi seguida de uma procissão dedicada à padroeira, com direito à coroação da Santa, também feita pelas crianças, e finalizou com bolo, parabéns e show de fogos. Um dia de redenção e fé.