A solenidade de lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial foi realizada na noite de terça-feira na Biblioteca Municipal. O material marca a finalização dos trabalhos no ano de 2013 e o início da programação de 2014 do Programa de Valorização, Fomento e Difusão Cultural em Conceição do Mato Dentro. O programa é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Anglo American e objetiva, além da educação patrimonial, a capacitação da gestão pública e a capacitação do terceiro setor.
Esse ano as atividades abordaram dois temas: “Bandas”, como patrimônio imaterial, e “Igreja Matriz”, como patrimônio material. Com o primeiro, trabalhou-se a importância da música como ferramenta de valorização humana e união de culturas. Já a Igreja Matriz foi instrumento de análises histórico culturais das artes, da arquitetura e do povo.
Para estudar a o patrimônio imaterial, foram lecionadas aulas introdutórias, coordenadas pela historiadora Clotildes Avelar, quando “as crianças entenderam como as bandas de música foram criadas, da importância em manter viva e presente nossa tradição e que, se não cuidarmos e preservarmos, tende a se perderem com o passar dos tempos”, disse a secretária municipal de Cultura, Julia Celly Santana. Depois de um período de ensino teórico, os alunos colocaram em prática o que aprenderam participando do concurso de Redação e Desenho de tema “Bandas de Música”. Foram premiados três alunos em cada categoria os quais, além de ganhar um tablet, têm agora seus trabalhos registrados na Cartilha de Educação Patrimonial.
Jordane Ottoni, representante da Banda de Tapera, recebe a cartilha das mãos de Armando Brandão.