20 MAI 2022
CULTURA
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA MARTHA PIRES, DE ALUNA A DIRETORA DA E.M DANIEL DE CARVALHO

CMD, SEXTA-FEIRA 20.05.2022 - "Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade" Martha Medeiros. Tem gente de sorriso tão fácil que até parece simples ser feliz. Na verdade é, basta abrir o coração e ter sensibilidade para senti-la. A eterna diretora Martha Pires descobriu a fórmula para viver sempre feliz e compartilha o motivo de tamanha alegria ao relembrar parte de sua história na série Personalidade de Conceição.

Martha Soares Pires, de 82 anos, nasceu em Conceição do Mato Dentro. É filha dos saudosos Sr. Antônio Pires de Oliveira, conhecido como Nico Pires, e Srª Rosa Soares. "Minha infância foi tranquila, mas triste. Perdi minha mãe aos 8 anos, sofri muito, no entanto,  tive a força e o apoio total de meu pai que cuidou de tudo. Éramos em 5 irmãos: Maria Pires, Rosita Pires, Balbina Pires, Lúcio Pires e eu Martha. Uma família com muito amor e carinho", recordou.

Apaixonada pela educação, dona Martha não esconde a satisfação de ter concluído os estudos. "Tive a oportunidade de estudar, fiz o primário na Escola Daniel de Carvalho e o 2º grau no Colégio das Irmãs Clarissas Franciscanas. Friso os colégios, pois foram muito importantes na minha formação. Gratidão às irmãs, elas me ajudaram a superar a perda de minha mãe", se emocionou.

"Lembro-me que o meu pai tinha um sítio e sempre durante o Jubileu ele o alugava. O pasto era disponibilizado para os tropeiros que vinham para as festividades. Ele também vendia leite e tenho uma curiosidade para contar: as pedras dos passeios de Conceição e do Adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foram tiradas pelo meu pai  no terreno dele. Essas eram puxadas por carro de bois, época difícil por não ter outro transporte, mas muito linda de recordar", compartilhou a personalidade.

Ainda na juventude, após concluir os estudos, aprendeu o idioma francês. "Quem me ensinou foi meu cunhado Aristídes Maia e, logo, fui convidada a lecionar no municipio de Dom Joaquim no colégio Bento Ribeiro. Época boa, trabalhei como professora um tempo, na sequência tornei-me diretora, após ser nomeada por concurso público. Estive no município por 15 anos", contou dona Martha.

O sonho de constituir uma família sempre esteve presente no coração de dona Martha. "Ainda moça, conheci um rapaz e com pouco tempo nos casamos, dessa união formamos uma família  de cinco maravilhosos filhos: Patrícia, Maurício, Cláudio, Alessandro e Izabella. São todos independentes, tenho muito orgulho, pois escolheram as melhores profissões e lutam com a maior responsabilidade e dignidade", celebrou a matriarca acrescentando que é avó de 10 netos: Frederico, Eduardo, Pedro, Fernando, Marcela, Luca, Guilherme, Leonardo, Victória e Matheus. "Reforço, minha família é abençoada e é o meu tesouro".

"Logo que me casei, voltei para Conceição transferida para ocupar o cargo de diretora  na Escola Daniel de Carvalho. Olha o destino! Estudei na infância e volto como diretora  muito feliz, foi uma honra trabalhar na mesma escola por 15 anos e aposentar por lá também",  sorriu dona Martha.

Com os filhos criados e aposentada, dona Martha afirma que tem respirado novos ares. "Resolvi curti um pouco a minha vida, viajei muito, fui até para o exterior. Fico feliz porque cumpri minha missão de educadora,  de funcionaria pública e de mãe com total responsabilidade. Apesar que, sempre trabalhei por prazer! Teve um concurso para o Tribunal de Justiça, resolvi fazer e não é que passei em primeiro lugar? Trabalhei mais uns vinte anos e de novo aposentei", relatou.

"Hoje  faço o que mais gosto, digo que é meu hobby, adoro pescar, plantar e cuidar de minhas plantas. Agradeço a Deus por minha vida e pela vida de minha família. Gratidão por tudo, sou imensamente feliz", finalizou.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à dona Martha Pires, uma mulher de fibra e exímia diretora que o município teve.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Fonte: SECRETARIA DE CULTURA