02 JUL 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: SR. RAIMUNDO SÉRGIO DE AGUIAR, O HOMEM QUE VENCEU O ANALFABETISMO E SE TORNOU JUIZ DE PAZ

CMD, SEXTA-FEIRA 02.07.2021 – “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis” José de Alencar. Perseverar e nunca, mas nunca mesmo desistir, essas são as palavras de ordem que regem a vida de um vencedor. E por falar em vencedor, vários conceicionenses podem vir a nossa mente quando mencionamos essa palavra, no entanto, tem um com traços de vitória inquestionáveis: Sr. Raimundo Sérgio de Aguiar, o nosso homenageado do dia na série Personalidade de Conceição.

Quem hoje vê o Sr. Raimundo com a aparência impecável, terno bem passado e engomado, sapatos brilhantes e esbanjando elegância no Fórum, não sabe a história de superação que ele traz consigo. Raimundo Sérgio de Aguiar, nasceu em Conceição do Mato Dentro no lugarejo chamado Passa Cinco, próximo ao distrito de Itacolomi. É filho dos saudosos Benedito Pedro Paulo e Zenolita Floriano dos Santos. “Durante a minha infância, não tive muitas oportunidades de alfabetização. Frequentava irregularmente a escola rural, era tudo muito difícil. Precisava andar quilômetros e mais quilômetros de distância a pé. Cresci nesse ambiente de muitas dificuldades e vendo a lida do meu pai na roça, que era algo primordial para ele”, recordou o senhor elegante.

Sr. Raimundo diz que foi conhecer as letras quando “com a cara e a coragem”, enfrentou a sua primeira atividade remunerada próximo à cidade do Morro do Pilar, local denominado Mata Cavalo, onde trabalhou em fornos de carvão. “Desde novo sempre gostei muito de desafios e nesse emprego surgiu a oportunidade de promoção. Na época a função era conhecida como mestreiro, o que hoje as pessoas chamam de apontador. Portanto, para essa promoção era necessário aprender a ler e a escrever as primeiras palavras e foi aí que sob a orientação do meu chefe comprei cadernos, lápis e borrachas e fui à luta com as letras. Debrucei-me nos estudos durante muitas madrugadas, em meu horário de almoço e após o serviço, meus horários mais preciosos para aprender”, contou Sr. Raimundo, ressaltando que teve que aprender palavras difíceis rapidamente, pois a promoção dependia disso, além de nomes de pessoas, origem de destinos, enfim: “uma época muito difícil, mas valeu o esforço e deu certo”.

Casou-se em 1953, apesar de não revelar o nome da pessoa detalhou que o matrimônio foi em Morro do Pilar. “Comecei a ter responsabilidade de pai de família e diante da dificuldade no interior, me mudei para Belo horizonte em busca de novas oportunidades para a manutenção da família. Assim, novos desafios foram aparecendo, trabalhei de servente a pedreiro e até de mestre de obras. Conto que foram conquistas construídas ao longo de um bom período”, frisou.

Ao aposentar-se, Sr. Joaquim retornou para a sua terra natal e chegou com o propósito de fazer algo em prol da cidade e da comunidade. “Acomodar-se nunca foi uma atitude que fez parte da minha vida. Então, ao regressar à Conceição, como um apaixonado pela música que sou consegui levar incentivos de toda ordem para as bandas da cidade. Sendo primeiro com a Banda Imaculada Conceição, depois com a saudosa Bandinha Sorriso e, por fim, também com a Banda Lyra da Paz.

Com honra foi iniciado na Maçonaria pela loja Maçônica Atalaia da Serra, onde é membro até os dias de hoje. “Incansável eu exerço ainda, no alto dos meus 85 anos, a honrosa função de Juiz de Paz, ofício para o qual fui nomeado em 1985 e tenho o prazer e satisfação de desempenhar com zelo e dedicação. Realizo casamentos, além de outras atribuições ao cargo, ainda que seja preciso abdicar do meu descanso”, se orgulhou incluindo que também foi membro do corpo de jurados da comarca de Conceição do Mato Dentro e um dos fundadores do grupo Alcoólicos Anônimos (A.A) da cidade.

Em 1975, ficou viúvo de sua primeira esposa e hoje tem como pilar uma grande companheira amiga e esposa, a Srª Benedita Nunes Aguiar com quem teve três filhos. Esses se juntaram a mais quatro filhos do primeiro casamento, tornando uma família somente. “Com todas as experiências vividas e distribuídas em bons e maus momentos, sei que cumpri meu dever como pai, marido e cidadão. No entanto, há sempre algo a mais a fazer. É preciso viver com felicidade, autoestima e persistência: é a receita para uma vida de plenitude com muito esforço, mas sempre vitoriosa”, finalizou o Juiz de Paz de Conceição.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Sr. Raimundo Sérgio de Aguiar, que nos oferece o seu precioso exemplo de perseverança e vitória diariamente.

PREFEITURA DE CMD