11 JUN 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: SENHOR EDUARDO PEIXOTO, O MAESTRO DA BANDA LYRA DA PAZ

CMD, SEXTA-FEIRA 11.06.2021 – “Sem a música, a vida seria um erro”

(Friedrich Nietzsche). Há quem viva de música, pela música e com a música. A vibração de cada instrumento é como alimento da alma e poder tocá-los serve como combustível para se manter vivo. Em Conceição do Mato Dentro, quando falamos em música, um dos primeiros nomes que vem à mente é: Eduardo de Morais Peixoto, o maestro da Banda Lyra da Paz. Hoje ele é a nossa Personalidade de Conceição da semana e seremos contagiados pela melodia que envolve a sua história regada pelo compasso acertado e marcações precisas.

Eduardo de Morais Peixoto é conceicionense nato, nasceu no dia 13 de outubro do ano de 1946, na sede do município. “Sou filho dos saudosos Geraldo Peixoto de Oliveira e Luiza de Moraes Carvalho. Lembro que ainda menino já trabalhava pesado, capinando ruas e ajudando a minha mãe nas tarefas da casa. Eu lavava roupa na ponte do Lava Pé e aproveitava para brincar e nadar, era muito bom. Apesar da rotina pesada, não deixei de ir à escola” recordou acrescentando que a sua família era muito simples, moravam em uma casa de pau a pique, mas eram muito felizes.

Ainda na infância, Sr. Eduardo começou a ter gosto pela música e iniciou seu brilhante legado na banda conceicionense Lyra da Paz. “Com idade de 14 anos eu já era um integrante da banda cujo maestro era o saudoso Janjão Rodrigues. A banda existe até os dias de hoje, completou 110 anos e segue com o mesmo nome encantando a todos com essa arte tão preciosa que é a música”, detalhou.

Fosse a vida permissiva e deixasse que as pessoas fizessem somente o que desejassem, Sr. Eduardo seria apenas músico. No entanto, antes realizou outras funções até poder se ocupar somente da música. “Poucas pessoas sabem, mas eu conciliava os ensaios da banda com um trabalho que eu realizava juntamente com o meu pai, motorista de caminhão. Eu puxava madeiras e trabalhava duro mesmo, foi assim até conseguir concluir o primário, com o tempo deixei a banda e fui morar em Brasília”, contou.

Em Brasília, Sr. Eduardo conheceu a Srª. Idelma com quem se casou e teve três filhos: “Eduardo Peixoto Junior, Marcelo Jorge Peixoto e Anselmo Jorge Peixoto. Depois de 20 anos em Brasília, retornei para minha terra natal que é Conceição, trouxe a minha família e nunca mais sai daqui”. No período que o Sr. Eduardo passou fora de Conceição, a banda acabou se dispersando e com o retorno dele, muitas pessoas o procuraram para reergue-la.

“Não foi uma tarefa fácil, mas o amor que tenho pela música me motivou muito. Nós conseguimos com muitas dificuldades e até hoje luto para a mesma não acabar. A banda Lyra da Paz já esteve em programas de televisão, vocês precisam ver o prestígio que tínhamos. Por isso, vou continuar me esforçando e sei que minha dedicação vale a pena, pois não deixo que ela acabe, me sinto muito feliz e até choro de satisfação por lutar. Durante a minha trajetória na banda posso afirmar: muitos músicos passaram por aqui e sinto um orgulho imenso”, se emocionou.

Essa é uma singela homenagem ao Sr. Eduardo Peixoto, o maestro da Banda Lyra da Paz. Aos 74 anos, ele segue ensinando com muito carinho a arte musical e fazendo a diferença na cultura conceicionense.

PREFEITURA DE CMD