04 JUN 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: MARIZA GUSMÃO, A BAIANA DE CORAÇÃO CONCEICIONENSE E BENFEITORA NO MEIO RURAL

CMD, SEXTA-FEIRA 04.06.2021 – “O ideal do amor e da verdadeira generosidade é dar tudo de si, mas sempre sentir como se isso não houvesse lhe custado nada” (Simone de Beauvoir). Na era digital, tempos tecnológicos e midiáticos, há quem faça pelo próximo para compartilhar nas redes e mostrar suas ações a todos, mas ainda existem as pessoas que doam não apenas bens materiais, mas ensinamentos, carinho e amor sem ter nenhuma necessidade que os demais saibam. Agem em silêncio, são generosas de coração e não apenas por conveniência. A trajetória da baiana, mas conceicionense de coração, Mariza Gusmão, nossa Personalidade de Conceição da semana, pode ser resumida pela frase acima da escritora Simone de Beauvoir: contribuir sem querer nada em troca.

Mariza Conçuelo Vieira Gusmão da Silva nasceu no dia 09 de abril de 1951, na cidade de Iguaí, estado da Bahia. “Sou filha dos saudosos Bráulio Gusmão de Andrade e Juscelina Vieira Gusmão, e a mais velha de quatro filhos. Quando eu tinha dois anos de idade, os meus pais saíram da Bahia e fomos morar em uma fazenda chamada Formosa, às margens do Rio Cibrão, na região de São Pedro Pescador, em Minas. Os meus irmãos nasceram nessa fazenda, onde passamos a nossa infância. No período escolar, fomos morar em Itambacuri”, recordou.

Dedicada e apaixonada pela educação, Mariza se formou em pedagogia. “Sou Pedagoga e pós-graduada em Qualidade e Tecnologia de Alimentos Vegetais, pela Universidade Federal de Lavras. Também fui professora do 1º e 2º graus por alguns anos, trabalhei ainda no Grupo de Erradicação da Febre Aftosa de Minas Gerais (GERFAMIG), atual IMA”, comemorou acrescentando que sempre se sentiu realizada ao trabalhar e que acredita na força da mulher.

Atualmente, a Mariza é conhecida como Mariza da EMATER, pelo trabalho de excelência que dedicou ao órgão e a todos que atendia, contribuindo para o desenvolvimento rural dos municípios onde atuou. “A minha trajetória na EMATER-MG, se deu em duas etapas distintas. A primeira contratação foi em 08/09/1980, com o desligamento em 30/12/1983, durante esse período trabalhei no município de Chapada do Norte, que na época era satélite de Minas Novas; onde tive o maior aprendizado da minha história de extensão rural”, detalhou.

Mais tarde, entre o período de 1983 a julho de 1985, Mariza trabalhou em Belém do Pará, na Fundação de Bem Estar Social. “Retornei à EMATER-MG em 12/07/1985 e por opção, para Minas Novas, onde a minha paixão pela família EMATER aumentava cada vez mais. Depois de alguns anos fui para Conceição do Pará, depois para Gouveia e por fim, em janeiro de 2001 cheguei em Conceição do Mato Dentro”.

Nossa personagem relembra que Conceição marcou um recomeço em sua caminhada profissional e vida pessoal. “Fui muito bem recebida pelos meus colegas e por todos os conceicionenses. O meu primeiro impacto foi de que aqui eu não permaneceria por muito tempo e que na primeira oportunidade poderia estar pedindo transferência. Mas, logo me acostumei e através do meu trabalho criei laços, fiz amigos, tanto nas Comunidades Rurais quanto na Sede do município. Assim, fui absorvendo e sendo absorvida por Conceição do Mato Dentro, fazendo de mim um corpo a mais numa massa de gente unida por um grande amor pelo mesmo lugar”, contou com alegria.

Em Conceição, Mariza teve a oportunidade de se casar. “Com o passar do tempo, Deus na sua infinita bondade, me concedeu a felicidade de fazer parte e construir, nesse solo, uma nova família. Em 06 de março de 2004, contraí matrimônio com Otaviano Horta da Silva, integrando a família composta pelos enteado Cléber de Oliveira da Silva e Cristiane de Oliveira da Silva, meus filhos do coração, além da nora Neise de Almeida, do genro Filipe Alexandre Perdigão, e os netos: Maria Eduarda, Pedro Miguel e Maria Cecília, pelos quais tenho um amor imensurável. Agradeço a Deus todos os dias por ter colocado em minha vida um homem integro, trabalhador, honrado, compreensivo e companheiro que a cada dia eu me sinto uma mulher realizada e feliz”.

Mariza diz que Conceição do Mato Dentro é o melhor lugar para se viver, é onde fixou raiz, é o seu lar e considera um pedacinho do céu.                                “O meu trabalho nas Comunidades Rurais, em cada lugar por onde eu cheguei aqui no município, criei laços de amizade, confiança e respeito. Agradeço ao apoio da EMATER-MG, da administração municipal, aos parceiros institucionais, Presidentes de Associações, Agricultores Familiares, Produtores Rurais, a quem deixo aqui os meus sinceros agradecimentos pelo tempo que aqui trabalhei. Vocês me proporcionaram a alegria e a felicidade de construir pontes por onde eu passei”, agradeceu.

No dia 22 de dezembro de 2017, ela recebeu o título de cidadã honorária de Conceição do Mato Dentro, por indicação do vereador Sidinei Seabra da Silva. “Hoje eu sou “Cidadã Conceicionense” com muito orgulho e gratidão. Diante de tudo isso, o meu sentimento é de gratidão a Deus e a todos por tudo que já vivi aqui e por tudo que ainda irei viver. Eu te agradeço Senhor, por todos os meus sonhos e desejos realizados e por tudo que ainda há de fazer. Finalizo com a passagem bíblica escrita em Provérbios 16:3 – Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato à Mariza Gusmão, essa pessoa admirável e que se destaca pelo seu trabalho em prol dos produtores e pelo desenvolvimento rural.

PREFEITURA DE CMD