21 MAI 2021
ADMINISTRAÇÃO
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: DONA MARTA GERALDA DOS ANJOS LIMA, DE PROFESSORA A UMA DAS DIRETORAS MAIS AMADAS DA CIDADE

CMD, SEXTA-FEIRA 21.05.2021 – “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” Paulo Freire. Em Conceição do Mato Dentro, temos um grande exemplo de uma cidadã que impactada pela educação, conseguiu transformar a vida de muitas outras pessoas e continua cumprindo seu legado compartilhando saber por onde passa. Estamos falando da querida e muito amada dona Marta Geralda dos Anjos Lima, a Personalidade de Conceição da Semana.

Filha dos saudosos José Geraldo e Estelina Cândida dos Anjos, Marta Geralda dos Anjos Lima, nasceu em Conceição do Mato Dentro, no dia 26 de fevereiro de 1943. “Durante toda a minha infância eu morei no bairro Santana com os meus pais. Erámos uma família de sete irmãos, muito simples e devido às dificuldades, infelizmente nem todos tiveram acesso aos estudos”, relembrou dona Marta Geralda completando que apesar da simplicidade, teve uma infância muito feliz ao lado dos pais e irmãos.

Com gosto pelos estudos desde muito cedo, dona Marta Geralda não desistiu do sonho de ser professora e mesmo com muitos desafios conseguiu se formar, enchendo toda a família de orgulho. “Com muita dedicação e força de vontade, eu me formei, conquistando essa vitória ainda rara em minha família para a alegria de todos”, comemorou dona Marta.

Ao se formar no antigo magistério, logo começou a trabalhar como professora. “Eu amava e continuo amando as salas de aula e dei aulas até me aposentar. Fui professora de 1963 a 1970 na Escola Estadual Daniel de Carvalho e me aposentei em 1989. Mesmo aposentada voltei a trabalhar como secretária em escola pública da Prefeitura que todos conhecem, é a Escola Municipal Professor João lima. Passado um tempo, fui escolhida para ser diretora da mesma e, na sequência, me aposentei novamente por idade”, contou com alegria ao relembrar a trajetória em prol da educação, que além dos cargos citados também inclui a vice direção da João Lima.

“Sempre gosto de contar que fui colaboradora durante muitos anos e a gratidão que sinto quando passo na rua e as pessoas se lembram de mim. Me cumprimentam com um sorriso: ‘oi, dona Marta! A senhora foi minha professora’. Como tive muitos alunos, infelizmente não consigo lembrar de todos, mas é muito gostoso receber esse carinho e reconhecimento por onde vou”, detalhou a servidora de excelência.

A querida professora Marta, casou-se com o saudoso Fernando Augusto da Silva e teve dois filhos. “Meu marido já é falecido, mas com ele vivi uma linda história de muito amor. No entanto, Deus resolveu levá-lo. Jamais poderei esquecer tamanha felicidade que sentia em sua companhia”, se emocionou afirmando que seus filhos Heitor e Fernando são suas joias mais preciosas e razão do seu viver.

Sabe aquela sensação de missão cumprida? Esse é o sentimento que a dona Marta carrega. “Sou uma mulher extremamente feliz, você não imagina o quanto. Vivo dia após dia com muita alegria, cuido das minhas joias raras que são os meus filhos, sempre com muito amor e carinho. Sou realizada por ter contribuído com a educação de muitos alunos da nossa cidade. Portanto, repito: MINHA MISSÃO FOI CUMPRIDA! ”, finalizou a nossa personagem do dia.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro à querida conceicionense, professora e diretora aposentada dona Marta Geralda dos Anjos Lima, um dos pilares da educação conceicionense. Sem dúvidas, um agente transformador em nosso município!

PREFEITURA DE CMD