04 DEZ 2020
SAÚDE
AGÊNCIA TRANSFUNCIONAL DO HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO PRECISA DE DOADORES DE SANGUE

CMD, SEXTA-FEIRA 04.12.2020 – Você sabia que o Hospital Imaculada Conceição desde 2019 conta com uma Agência Transfusional com bolsas de sangue? A contrapartida para manter este serviço funcionando é captar doadores voluntários para repor as bolsas de sangue que foram utilizadas na instituição. No momento, os estoques estão em baixa e o HIC corre o risco de perder o serviço.

O hemominas não envia profissionais para realizar a coleta dentro do município, sendo responsabilidade da instituição encaminhar os voluntários em datas pré-agendadas pelo mesmo. Havendo interesse, basta ligar diretamente para o Hospital Imaculada Conceição e conversar com a captadora responsável que é a enfermeira Thaynara Zschaber. Telefone de contato: (31) 3868-1583 nos ramais 202 ou 214.

Seja um doador voluntário e ajude o Hospital nessa missão!

Critérios para doação:

Idade entre 16 e 69 anos

Idade de 16 a 17 anos com formulário de autorização do responsável legal preenchido

Idade até 60 anos, se primeira doação

Peso superior a 50kg (Temporariamente o limite de peso para doação de sangue no hemointo é de 120 Kg no máximo, permanecendo no mínimo de 50 kg)

Boas condições de saúde

Não estar em jejum

Portar documento oficial original com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte)

Não ter realizado vacinação contra influenza (gripe) nas últimas 48hs

Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens

Não estar grávida ou amamentando

Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

Após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação

Observação: Uso de medicamentos, outras doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens, piercing são avaliados individualmente. O questionário é extenso e pode haver outros critérios de exclusão detectados somente durante a entrevista.

O doador não pode pertencer aos grupos de:

Comportamento sexual de risco

Usuários de drogas

Etilistas (alcoólatras)

Pessoas que tiveram ou têm: diabetes, AIDS, Hepatite, Sífilis, Doença de Chagas, Malária, Câncer e Hipertireoidismo

PREFEITURA DE CMD