03 JUL 2020
TEM UM PACIENTE INFECTADO POR CORONAVÍRUS EM CASA? CONFIRA AS ORIENTAÇÕES!

CMD, SEXTA-FEIRA 03.07.2020 – O número de infectados por coronavírus em Conceição do Mato Dentro cresceu consideravelmente nos últimos dias. Pensando no bem-estar das famílias, a Prefeitura Municipal disponibiliza algumas dicas para evitar o contágio nas residências.

Confira algumas dicas:

1) Não tenha “medo” da pessoa que você vai cuidar, ela precisa da sua ajuda.

2) Ela precisa ficar “isolada”, então, deixe-a num quarto, numa sala, numa área de pouca passagem para as outras pessoas.

3) Se você tiver um banheiro separado, como um “quarto de hóspedes”, é lá que essa pessoa deve ficar, sem sair…se você não tem um lugar assim, deixe a pessoa numa sala arejada, ela deve estar o tempo todo de máscara, deve higienizar as mãos sempre e não sair daquele local… (só sair para tomar banho e usar o banheiro).

4) Se o banheiro for de uso comum, tudo bem… não se desespere… após a pessoa tomar banho, fazer necessidades, ela mesma pode pegar um pano com álcool 70% ou solução de água sanitária 50 ml + 950 ml de água e passar na tampa do vaso sanitário, no chão do banheiro, nas torneiras, na pia, na maçaneta da porta… se a pessoa for idosa, você coloca luvas, máscaras, prende seu cabelo e vai lá passar essa solução em tudo!

5) Em todas as portas da casa você deve colocar um pano úmido com água sanitária especialmente naquele ambiente em que a pessoa está.

6) Se você puder comprar copos, garfos, facas e colheres descartáveis será melhor… mas… se não puder, deixe uma bacia com água e água sanitária para a pessoa colocar os talheres, copos e pratos “de molho” nesta mistura… e você pegará essa bacia 1x por dia, com luvas e lavará os objetos 1x por dia… a pessoa infectada não vai tocar na bacia.. vai apenas depositar os objetos na solução. Marque os talheres com esmalte para unha (vermelho)… assim você tem certeza que não vai misturá-los… Marque os copos e pratos, também com as iniciais do nome da pessoa.

7) Cobertores, lençóis, fronhas, cobertas, travesseiros devem ficar isolados até que a pessoa se recupere… não lave-os junto com as roupas da casa… (se for lavar e reutilizar, use uma mistura com água e um pouco de água sanitária para deixar de molho antes de lavar!)

8 ) Ofereça os remédios sempre em copos descartáveis ou num guardanapo de papel.

9) Você que é “cuidador” e seus familiares que estão na casa devem manter distância dessa pessoa e devem USAR MÁSCARAS TAMBÉM.

10) Todos devem manter distância mas principalmente cobri-la com AMOR e RESPEITO!

Lembre-se… MANTENHA A CALMA! Essa pessoa precisará muito mais de você do que você jamais precisou de alguém!

PREFEITURA DE CMD