16 SET 2013
Município em estratégia para salvar hospital

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Municipal – CDM, vem buscando soluções para a crise que atravessa o Hospital Municipal Imaculada Conceição. No cronograma de reuniões, o conselho já esteve com a Dra. Silene Cunha de Oliveira, Juíza da Vara do Trabalho de Guanhães, onde tramita o processo, e Dra. Érica Climene Xavier Duarte, Juíza de Direito da Comarca de CMD. As análises e pertinências estão sendo diretamente acompanhadas pelo prefeito Reinaldo César Guimarães e pelos conselheiros José Carlos de Mattos e Ely Costa Lages.

“Estamos verificando qual o melhor caminho jurídico para se resolver a problemática”, disse a Juíza do Trabalho aposentada, Diva Dorothy Carneiro, membro do Conselho de Desenvolvimento do Município. Segundo ela, todos estão trabalhando em prol da população, para que se garanta o direito à saúde e bons serviços públicos a todos.

HOSPITAL IMACULADA CONCEIÇÃO: Vida ou Morte

Por Diva Dorothy Safe de Andrade Carneiro

Juíza do Trabalho aposentada, professora universitária e membro do Conselho de Desenvolvimento do Município de Conceição do Mato Dentro.

Agoniza o velho hospital sob o peso de imensa dívida, agigantada, ano após ano, pelos juros, correções infindáveis. Nasceu do sonho e audácia dos pioneiros, sendo o primeiro diretor-clínico, o médico Otaviano Brina, na longínqua década de 40. De início, era a Santa Casa de Misericórdia, ali no Brejo, aos pés do Bom Jesus de Matozinhos.

A audácia dos conceicionenses transformou a Santa Casa no Imaculada Conceição e, sucessivamente, passou a ser dirigido pelas franciscanas Irmã Helena da Paixão e Irmã Suzana de São Miguel que nos legaram exemplo de coragem e generosidade. Outros bravos guerreiros, os médicos Nephtaly Brandão, Juvêncio Guimarães, Jorge Safe, Sebastião Soares, trabalharam no hospital vida inteira, de graça, na caridade humana.

As exigências do empreendimento, sobretudo as de ordem financeira, resultaram na dívida que foi se acumulando e atinge, hoje, vultosa cifra de milhões, sobrevivendo o hospital de parcos recursos do SUS.

Chegou a nossa vez!

Fechar as portas?

– Que dizer a ti, Conceição?

“ verás que um filho teu não foge à luta.”

Todos por Conceição, participando e ajudando no limite de cada um.

O Conselho de Desenvolvimento do Município, desde a posse, vem trabalhando para catalisar soluções. A Saúde se impôs como prioridade essencial, travando-se árdua luta para salvar o hospital.

Estamos todos juntos.

Salvar o hospital …É POSSÍVEL.