01 ABR 2020
SAÚDE
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – COVID 19: 72 CASOS SUSPEITOS EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

🗣 ATUALIZADO EM 31/03, ÀS 18H

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

CMD, TERÇA-FEIRA 31.03.2020 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informa que o município possui, até o momento, 72 casos suspeitos de infecção humana pelo coronavírus (COVID-19). Não há casos confirmados no município. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Em relação ao encerramento dos casos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está aguardando o resultado de 01 exame laboratorial específico para COVID-19, que está sendo realizado pela FUNED, laboratório de referência do estado de Minas Gerais. O prazo para liberação do resultado é de 07 a 10 dias, aproximadamente, contados a partir da data de recebimento da amostra no referido laboratório.

Conforme contato entre a Secretaria Municipal de Saúde e a FUNED, realizado nesta terça-feira (31), a instituição justificou que a demora para a liberação dos resultados dos exames se dá devido à grande demanda que tem recebido de todo o Estado de Minas Gerais. A FUNED também ressaltou que ações já estão em curso para maior agilidade na liberação dos resultados.

Em relação aos demais casos suspeitos citados neste boletim, não foi realizada coleta de material para a realização de exame específico, uma vez que estes não atendem as indicações atuais para a testagem. Conforme estabelecido pelo COES MINAS COVID-19 – Centro de Operações de Emergência em Saúde, as indicações atuais são: todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados, profissionais de saúde sintomáticos e em caso de surtos de síndrome gripal em locais fechados, como os hospitais. ⠀

Em Minas Gerais, até o momento, foram notificados 34.224 casos suspeitos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 275 foram confirmados. Foram confirmados dois óbito no estado e outros 40 estão sob investigação.

ATENÇÃO: a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população mantenha a calma e acompanhe diariamente o Boletim Epidemiológico oficial da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, fonte oficial de notícias relacionadas ao COVID-19.

As informações contidas nesse boletim são parciais e sujeitas à revisão ou alteração.

PREFEITURA DE CMD