12 NOV 2019
ALERTA: LIRAA APONTA ALTO RISCO DE SURTO DE DENGUE EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, TERÇA-FEIRA 12.11.2019 – A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Mato Dentro acaba de divulgar o segundo levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado este ano, no mês de outubro, entre os dias 14 a 18. O índice foi de 4,1%, o que significa que a cidade está com alto risco de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde.

Conforme o documento, os locais predominantes onde foram encontrados focos foram pontos de armazenamento de água, tais como caixa d’água e tambores. Entretanto, também se alojaram em depósitos móveis como vasos, bebedouros e em lixo (recipientes plásticos).

De acordo com o coordenador do setor de zoonoses, Marco Paulo Sanches, os focos da dengue foram eliminados das residências. “Telamos todos os recipientes, orientamos a população e continuamos trabalhando para eliminar qualquer foco do Aedes aegypti, mas é importante que cada cidadão faça a sua parte”, alertou Marco Paulo.

FAÇA VOCÊ SUA PARTE PARA DEIXAR O AEDES LONGE DA SUA CASA:

– Mantenha as caixas e outros reservatórios de água sempre limpos e vedados;

– Mesmo que o vaso sanitário esteja em desuso, faça a higiene da parte interna e vede corretamente os ralos;

– Mantenha a casa limpa e sem água parada (em pratinhos de plantas, garrafas pet ou qualquer objeto que acumule água) para evitar os possíveis criadouros;

– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;

– Mantenha limpos os bebedouros de animais domésticos;

– Mantenha o quintal sempre limpo para evitar objetos que acumulem água.

OBSERVAÇÃO: O serviço de fechamento de caixas e recipientes de água com telas é constante. Basta ligar no (31) 3868-2698 e solicitar que a equipe responsável vá até o local fazer a instalação.

Todos contra a Dengue!

PREFEITURA DE CMD