29 MAI 2013
ADMINISTRAÇÃO
Segunda, 03 de junho, às 14h: audiência pública irá discutir a construção de anel viário em Conceição do Mato Dentro

A intenção é desviar o trânsito local, em especial o tráfego de cargas, a partir da instalação do projeto Minas-Rio da Anglo American para o entorno. O aumento no fluxo de veículos vem causando estragos nas vias públicas e edificações de um modo geral

Na próxima segunda-feira, dia 03 de junho, às 14h, na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, localizada à avenida JK, nº 380 – Centro, será realizada audiência pública pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o objetivo de discutir a construção de anel viário no município.

A implantação da via é uma reivindicação antiga da administração municipal devido ao aumento no fluxo de veículos na cidade, principalmente o tráfego de cargas, a partir da instalação do projeto Minas-Rio da empresa Anglo American. Desde então, além dos congestionamentos, os impactos também podem ser percebidos nas principais vias públicas, que, por não suportar o trânsito intenso passam constantemente por reparos.

O problema também traz à tona outra preocupação tanto para o poder público quanto para a população local. “O progresso é importante para Conceição do Mato Dentro, no entanto, a cidade não comporta esse aumento expressivo de automóveis e que a cada dia só vem aumentando. No mais, não se trata apenas de uma questão de trânsito, precisamos também zelar pela integridade dos nossos moradores e do nosso patrimônio arquitetônico e histórico”, argumenta o prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães (PMDB).

De acordo com o deputado Ivair Nogueira (PMDB), autor do requerimento, a sessão solene atende à solicitação da comunidade e, conforme explica, “a discussão pode confirmar a importância de desviar o fluxo de veículo para o entorno da cidade, medida que beneficiaria também a outros municípios, como Serro, Alvorada de Minas, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Senhora do Porto e Santo Antônio do Itambé, entre outros, cujos acessos a Belo Horizonte passam por Conceição do Mato Dentro”.

Convidados

Prefeito Reinaldo César de Lima Guimarães

Presidente da Câmara de Conceição do Mato Dentro, Ivete Otoni Santa Bárbara de Abreu;

Vice-governador Alberto Pinto Coelho;

Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Conceição do Mato Dentro, José Mascarenhas Filho;

Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles;

Diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Élcio Santos Monteze;

Presidente da Anglo American, Paulo Castelari;

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro, Siomara Regina de Sousa Lages;

Comandante do 3º Pelotão da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar, Tenente Bruno Andrade da Silva;

Presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço, Vilma Maria Diniz Gonçalves;

Prefeito do Serro, Epaminondas Pires de Miranda;

Prefeito de Alvorada de Minas, Valter Antônio Costa;

Prefeito de Congonhas do Norte, Ricardo Queiroz Reis;

Prefeito de Dom Joaquim, Joraci Gonçalves Madureira; e

Prefeito de Senhora do Porto, Geraldo Lúcio Albino.