02 JUL 2019
SAÚDE
PARCERIA ENTRE A PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E A ANGLO AMERICAN GARANTE INSTALAÇÃO DE CENTRO CIRÚRGICO NO HIC

CMD, TERÇA-FEIRA 02.07.2019 – Somente quem tem um doente em casa ou necessita de atenção médica sabe a importância de um atendimento hospitalar de qualidade, humanizado e com completa infraestrutura. E para garantir esses cuidados dentro do Hospital Imaculada Conceição, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro uniu esforços junto à Anglo American para colocar em funcionamento o Centro Cirúrgico, que permitirá a realização de cirurgias eletivas, cravando um marco na história do município.

O prefeito Zé Fernando ressalta que o bloco cirúrgico é uma vitória imensurável para Conceição. “Temos registros de que a última cirurgia no HIC foi realizada em dezembro de 1999, ou seja, há quase 20 anos. Desde então, os pacientes que necessitam de cirurgias simples ou complexas precisam ser encaminhados para hospitais da região ou para a capital. É com o coração cheio de alegria que contribuímos para que nosso município passe a ter condições de resolver esse tipo de situação aqui mesmo”, comemorou.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Marizélia Ferreira Radicchi, o Hospital Imaculada Conceição, desde março de 2015, por meio de uma condicionante ambiental, é custeado pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, que destina 30% dos recursos e pela Anglo American, que arca com os 70% restantes.

“Com estes recursos foi possível executar reformas para adequar a estrutura física de acordo com as exigências da legislação vigente, investimentos com a inquisição de equipamentos, mobiliários e manutenção da compra de insumos”, explicou Marizélia.

A secretária Municipal de Saúde relembra ainda que, em setembro de 2018, o HIC obteve um alvará sanitário da unidade hospitalar após regularizar todas as não conformidades pontuadas no relatório de inspeção emitido pela vigilância sanitária. “Conquista essa possibilitada mediante um trabalho árduo sem medir esforços de toda a equipe multidisciplinar do HIC, através do alvará sanitário foi possível regularizar o contrato do Sistema Único de Saúde (SUS) com a secretaria de Estado de Saúde (SES), no qual estava sem regularização desde 2011″, informou acrescentando que o alvará sanitário possibilita ainda firmar convênios com a Saúde Suplementar e consórcios intermunicipais de saúde.

O Hospital aguarda somente a vistoria da vigilância sanitária para iniciar os atendimentos. “Para que as cirurgias possam ser realizadas, estamos esperando a última vistoria em conjunto da Vigilância da SES e da Gerência Regional de Saúde de Itabira. Os técnicos estiveram aqui em maio e pontuaram principalmente a questão do contrato entre o Hospital Imaculada Conceição e o Hemoninas, no qual esta em fases finais de formalização.”, finalizou a secretária Marizélia.

PREFEITURA DE CMD