22 NOV 2018
SAÚDE
NO NOVEMBRO AZUL, CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO REALIZA EVENTO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

CMD, QUINTA-FEIRA 22.11.2018 – No dia 30 de novembro, sexta-feira, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e em parceria com a Câmara Municipal, realiza o evento “Novembro Azul e Dezembro Vermelho – Prevenção ao Câncer de Próstata e HIV/AIDS/IST”. Das 9h00 às 11h00, no Plenário da Câmara Municipal, serão realizadas palestras abordando o tema (veja anexo). A entrada é gratuita.

Tradicionalmente, o mês de novembro marca a valorização da promoção da Saúde do Homem. Para o ano de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de 6.730 casos novos de câncer de próstata na população masculina de Minas Gerais, com a taxa bruta estimada de incidência de 63,80 casos novos por 100 mil homens mineiros. Em 2017, o câncer de próstata foi responsável por 1.554 óbitos (12,2% do total de neoplasias do sexo masculino) com uma taxa bruta de 12,99 óbitos por 100 mil homens mineiros.

DEZEMBRO VERMELHO

O mês de dezembro é marcado por uma grande mobilização nacional, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizado de Dezembro Vermelho, a ação tem o intuito de promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

A AIDS é uma doença séria e afeta todo o mundo. Por isso, disseminar informações sobre a doença e sua forma de prevenção é muito importante. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.

A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual, seja ela anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; através do uso de drogas injetáveis e compartilhamento de seringas, canudos e cachimbos; materiais perfuro cortantes não esterilizados; ou por meio da transmissão vertical de mãe para filho. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador pode continuar a transmitir o vírus.

DIAGNÓSTICO E TESTE RÁPIDO

É possível realizar o diagnóstico através do exame laboratorial e através do teste rápido que se encontra disponível em todas as unidades básicas de saúde de Conceição do Mato Dentro e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Policlínica Municipal. Está disponível também os testes rápidos de sífilis, hepatite B e C.

O Teste Rápido é um método eficaz, rápido e simples para o diagnóstico, realizada por profissionais capacitados para prestar uma assistência integral e de qualidade de forma segura e sigilosa. (Fontes: http://www.saude.mg.gov.br/saudedohomem e http://www.saude.mg.gov.br/cidadao/campanhas/aids)

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD

Fonte: Administração