26 OUT 2018
SAÚDE
REESTRUTURAÇÃO E INVESTIMENTOS GARANTEM MEDICAMENTOS NA FARMÁCIA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, SEXTA-FEIRA 26.10.2018 – Prateleiras cheias e pacientes com o medicamento na mão. Essa é a realidade da Farmácia de Todos em Conceição do Mato Dentro, após a reestruturação e os investimentos realizados pela Gestão 2017/2020. Localizada na rua Coletor Bento Silva, nº 7, próximo ao Mercado Municipal Maurílio Lages, a Farmácia de Todos atende de 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Junto, no mesmo endereço, funciona a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). São fornecidos os produtos da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), que somam atualmente 148 itens. Para ter acesso ao medicamento, todos os pacientes precisam estar de posse da receita médica, documento de identidade e CPF, e comprovante de endereço.

A Farmácia de Todos tem financiamento tripartite: União, Estado e Município. Já a gestão é municipal, subordinada à Secretaria Municipal de Saúde e tem como diretora técnica a farmacêutica Jane Cleusa da Costa Klein, disponível para atendimentos e esclarecimentos de dúvidas em relação ao uso dos medicamentos. A diretora informa que em Conceição do Mato Dentro a administração municipal ultrapassa mensalmente a sua cota de destinação de recursos para evitar que faltem os itens previstos na REMUNE para a população. Outra iniciativa da atual gestão, segundo Jane, foi a mudança na logística de distribuição dos medicamentos tanto na sede quanto nos distritos.

Na cidade, os pacientes de posse do receituário médico podem procurar diretamente a Farmácia. Na Zona Rural, a Equipe de Saúde da Família tem sempre um kit básico de remédios durante a visita aos pacientes. Para medicamentos mais específicos, as receitas são encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito para a Central de Abastecimento, que fornece os itens solicitados rapidamente.

NÚMEROS DA FARMÁCIA DE TODOS EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

250 atendimentos realizados por dia

5.000 pessoas atendidas por mês

150 medicamentos, em média, incluídos na REMUNE estão disponíveis à população

PARA RECEBER O MEDICAMENTO, O PACIENTE DEVE APRESENTAR

– Receita médica

– Documento de Identidade e CPF

– Comprovante de endereço

CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO PASSA POR AMPLIAÇÃO

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que funciona junto com a Farmácia para Todos, passa por obras de ampliação para o melhor armazenamento dos medicamentos e demais insumos disponibilizados à população. Além do depósito atual, localizado atrás da recepção da Farmácia para Todos, está sendo construída uma nova área de armazenamento no subsolo da edificação. A obra, que é realizada Prefeitura de Conceição com recursos federais, já está em fase final.

O QUE É A REMUME

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) que inclui os medicamentos padronizados pelo município e é referenciada pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). A REMUME tem atualizações periódicas após a consulta de agentes da área da saúde para a adaptação da relação de medicamentos à realidade local.

CLASSIFICAÇÃO DOS MEDICAMENTOS

– Básicos: Medicamentos e insumos da Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde. Itens previstos na REMUNE, considerados medicamentos essenciais.

São disponibilizados na Farmácia para Todos.

– Estratégicos: Tratamento das doenças de perfil endêmico. Estes medicamentos têm controle e tratamento definidos por meio de protocolos e normas estabelecidas. Exemplo, tratamento da turberculose.

Não ficam no estoque da Farmácia para Todos e dependem de solicitação prévia e direcionada.

– Especializados: é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em publicados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), publicadas pelo Ministério da Saúde. Exemplo, paciente com Lúpus.

Medicamentos disponibilizados pelo Governo do Estado após cadastramento e avaliação do caso

Observação: Além de medicamentos, a Farmácia para Todos fornece outros tipos de insumos, como aparelho para medir glicemia

DÚVIDAS FREQUENTES

– Muitas vezes o paciente não encontra o medicamento prescrito na Farmácia para Todos, mas há um medicamento similar incluído no REMUME. Médico e paciente podem fazer a reopção.

– Medicamentos vencidos e sem uso podem ser entregues à Farmácia para Todos para o descarte adequado, mas isso não inclui seringas e outros rejeitos da saúde

– Doação de medicamentos dentro do prazo de validade e em embalagens fechadas pode ser feita à Farmácia e repassada a algum paciente em caso de demanda específica

– Farmácia Popular e Farmácia para Todos são diferentes. A primeira é uma instituição privada que tem a parceria do governo para o fornecimento de medicamentos mais baratos. A segunda, também conhecida como Farmácia de Minas, é fruto da parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD