22 JAN 2013
Prefeito de Conceição do Mato Dentro quer planejar melhor a cidade

O prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo César de Lima Guimarães, o Reinaldinho (PMDB), quer fazer uma administração diferente nos próximos quatro anos. Para garantir um futuro sustentável e estruturado, o chefe do Executivo vai planejar bem suas ações e, para isso, está contratando consultores especializados.

Um dos profissionais que vai ajudar Conceição do Mato Dentro é o itabirano Sebastião Carlos de Oliveira Andrade, o Carlito Andrade. “Me indicaram esse homem para uma consultoria geral de planejamento. Disseram que ele é reconhecido internacionalmente”, afirmou Reinaldinho.

De acordo com o prefeito, como consultor, Carlito vai ajudar a cidade planejar seus investimentos e aproveitar os recursos provenientes da mineração. “A revisão, por exemplo, do nosso Plano Diretor é urgente. Temos um plano que é de 10 anos atrás, antes mesmo do advento da mineração”, diz o prefeito.

A outra questão ressaltada por Reinaldinho é a negociação das contrapartidas com as empresas, que é muito visada. “Quero tirar isso [negociação] da mão do prefeito e colocar com pessoas que são técnicas no assunto”, pontuou.

Procurado pela reportagem, Carlito disse que realmente somará – assim como em Itabira – “no alinhamento estratégico da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro”. Segundo ele, a metodologia aplicada em Itabira, durante o Governo Li; no Paraná, na Secretaria de Indústria e Comércio no Governo José Richa; e no Governo Itamar, em sete Secretarias de Estado, interessou aos gestores conceicionenses. Carlito também trabalhou na Vale por muitos anos.

Sobre conceder uma entrevista, o itabirano – que hoje mora no Rio de Janeiro – afirmou: “Peço-lhe a compreensão, neste momento de início de gestão, sobre a necessidade de valorizar os titulares. No caso de Conceição, os secretários de Planejamento (Ricardo) e de Meio Ambiente (Sandro, que é itabirano)”, disse.

Ajuda do Estado

Além das iniciativas municipais, o Plano Regional Estratégico do governo do Estado também vai beneficiar Conceição do Mato Dentro. Serão R$ 755 mil em projetos, sendo R$ 380 mil para o Norte do Estado (que compreende as microrregiões de Janaúba, Salinas e Grão Mongol) e R$ 370 mil para o Médio Espinhaço (que envolve Conceição do Mato Dentro e adjacências). Os planos serão elaborados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar).

O objetivo do governo de Minas é exatamente traçar diretrizes para estruturar melhor estes municípios nas áreas de saúde, educação, defesa social, mobilidade urbana, habitação, saneamento, etc., para que os impactos decorrentes da mineração sejam menores. O plano contempla ações de curto, médio e longo prazo e terá a participação da comunidade em sua elaboração, com a intenção de atender às demandas levantadas e garantir a eficácia das futuras ações promovidas pelo poder público. Conceição do Mato Dentro é o berço do projeto Minas-Rio, da Anglo American.

Fonte: www.defaotonline.com.br