Educação patrimonial é o processo de “alfabetização” cultural. É oferecer elementos que possibilitem a sociedade a fazer a leitura do que está ao seu redor, entendendo o universo sociocultural e a trajetória histórica que compõem o lugar onde ela vive.
Com base nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, vem diversificando seus trabalhos a fim de promover atividades que despertem o interesse de todos em conhecer e proteger os patrimônios históricos e culturais de Conceição do Mato Dentro.
Um exemplo é a distribuição da “A Cartilha do Patrimônio” nas escolas, oferecendo aos alunos um material atrativo e aos professores uma alternativa educativa, um guia para o desenvolvimento de diferentes métodos de aprendizagem. A cartilha pode ser trabalhada em sala, em campo, com atividades teóricas, práticas, enfim, conforme a imaginação de cada um.
E nós disponibilizamos AQUI a versão digital da cartilha para você.
A Feira Cultural do Mercado Cultural também ganhou um espaço especialmente para a educação patrimonial. É o cantinho da pintura, onde as imagens dos patrimônios ganham cor pelas mãos do público de todas as idades. Um espaço onde há harmonia do passado com o presente e a interação do “velho” com o “novo”, porque a história é uma só.