03 OUT 2016
Feira Cultural do Mercado, uma nova opção para as quartas-feiras

Conceição do Mato Dentro ganhou no dia 7 de setembro mais uma opção de cultura e entretenimento. O Mercado Cultural foi criado como um macro projeto que é formado por subprojetos que visam a preservação, a proteção e a educação patrimonial. Dando início às propostas e apresentando o Mercado Cultural, surge então a Feira Cultural, um evento que coloca em foco a culinária conceicionense. É o reconhecimento dos sabores como saberes.

O evento acontece a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras, e tem formato de praça de alimentação. Na comercialização dos produtos não se fomenta a concorrência, mas a complementação dos petiscos. Enquanto um vende a linguiça, o outro vende o pão de queijo, e assim o próprio consumidor poderá montar a sua porção de pão de queijo recheado. Pastel de angu, café artesanal, conservas, queijo, cachaça entre outros produtos também podem ser degustados no local ou levados para casa.

“É importante lembrar que a valorização dos produtores é o cerne desse projeto. São eles que mantêm a nossa cultura e os nossos costumes da gastronomia”, disse a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Diva Lucia. Com esse propósito, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, do Sindicato dos Produtores Rurais e da EMATER-MG, todos auxiliando na captação dos produtores, na profissionalização da produção e no fortalecimento da agro economia.