16 JUN 2016
O Sobrado da Prefeitura está quase pronto. Saiba o que já foi feito

Em obras desde julho do ano passado, falta pouco para que Sobrado da Prefeitura volte a receber utilidade. O patrimônio do século XVIII, que já sediou o Passo Municipal e a Câmara de Vereadores, não poderia ficar fechado e descuidado. O seu restauro é entendido como uma intervenção que busca a autenticidade do patrimônio e permite a sua apropriação comunitária.

Com indiscutível valor patrimonial, a restauração do Sobrado foi conquistada pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico que reconhece que este imóvel apresenta fundamental importância histórica, artística e sociocultural; e que há a necessidade de adaptação desta edificação a um novo uso, a saber um museu, com todas as alterações necessárias para garantir a acessibilidade deste patrimônio. Assim sendo, deve garantir a transmissão do bem às futuras gerações, através da proposição de ações complementares (plano de gestão, conservação preventiva e outras) que garantam sua sustentabilidade.

O processo de restauração é minucioso e completamente técnico, mas a Prefeitura quer que você fique por dentro de tudo o que foi feito até agora nesta obra, que já está em fase final.

1-Projeto

O primeiro passo foi a elaboração do projeto de restauro, concluído em setembro de 2014 e aprovado pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural. Com o parecer favorável, a Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Júlia Santana, pleiteou parte da verba junto ao Ministério Público do Estado, garantindo 50% da obra, e os outros 50 % advindos do ICMS Cultural, verba esta que foi mérito da SMCPH mediante a gestão deste mesmo recurso a cada ano.

O projeto considerou o estudo das características do bem e prezou pela intervenção mínima com o máximo aproveitamento da matéria, forma e aspecto existentes; pelo respeito à pátina e às camadas históricas sobrepostas na edificação. Previu, ainda, a retirada das instalações hidráulicas e sanitárias do pavimento térreo, que estavam instaladas de forma inadequada, e a instalação de novos banheiros públicos adaptados a portadores de necessidades especiais, conforme disposições da Norma Brasileira NBR9050/2004.

2-Execução

PAREDES. Nas paredes foram retirados os rebocos onde apresentavam maiores patologias devido à umidade e/ou salinidade. Foi feito o saneamento das paredes e refeito o reboco, de acordo com o traço preexistente. A pintura foi realizada em três demãos com tinta sílico-mineral, na cor branco neve.

PISOS. Os pisos do pavimento superior foram substituídos por pisos em madeiras mais largas. Os pisos retirados foram reaproveitados para a restauração dos pisos em tabuados do pavimento térreo.

FORRO. Todo o forro da edificação foi removido, ação justificada pelo péssimo estado de conservação no pavimento superior e pela inadequação da solução então existente, em pinus, à configuração do imóvel.

PORTAS E JANELAS. As portas e as janelas tiveram suas configurações mantidas, sendo consertadas com próteses de madeira idêntica ou de caraterísticas similares. As madeiras ressecadas foram lixadas ou raspadas as superfícies. A substituição só foi feita em peças irrecuperáveis.

TELHADO. A cobertura foi mantida, uma vez que em 2013 foi feita uma intervenção e a recuperação do telhado. No entanto, uma inspeção cuidadosa foi realizada com o objetivo de definir procedimento de restauro.

ESTRUTURA. A estrutura foi toda reforçada com aço, o que garantirá maior tempo e durabilidade do patrimônio, já que houve um grande impacto de urbanização ocorrida no entorno. Houve a retirada de uma escadaria situada junto ao arrimo da fachada da lateral norte para a construção da travessa do Fórum, com a necessidade deste reforço.

SUPERFÍCIE. Em relação ao tratamento da superfície, alvenarias e esquadrias, optou-se pela manutenção das alvenarias na cor branco neve, em sílico-mineral, adequada ao tipo de reboco existente. As esquadrias receberam nova proposta cromática, nas cores vermelho sangue e verde musgo, que foram cores propostas conforme prospecção realizada no patrimônio, marcando assim a contemporaneidade do novo uso atribuído à edificação, conforme projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico do Município.

A previsão é que a obra seja entregue no início do mês de agosto.