13 JUN 2016
Policlínica passa a realizar colposcopia

A Policlínica Municipal já está realizando o exame de colposcopia, importante para a avaliação e manutenção da saúde da mulher. A colposcopia permite ao médico ginecologista examinar não só a vagina, mas também a vulva (parte externa da genitália feminina) e o colo do útero mais detalhadamente. É habitualmente indicada quando há alterações exame de Papanicolau (preventivo) ou quando o médico percebe alguma lesão suspeita na mucosa da vagina ou no colo do útero.

O colposcópio, aparelho para a realização do exame, possibilita iluminar adequadamente o canal vaginal e visualizar com clareza através de lentes de aumento. A colposcopia é realizada para fazer uma biópsia dirigida. A partir do que este exame mostra, analisado com do resultado do Papanicoloau e do exame habitual, dá-se um diagnóstico que determinará a condução do caso. Essa tríade é importante para a detecção de lesões antes de mesmo de se tornarem câncer.

Para fazer a colposcopia é necessário encaminhamento médico. Procure a Unidade de Saúde Básicas mais próxima da sua casa e agende a sua consulta.

Mais informações: 3868-2637.