06 MAI 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Oficinas de pintura dão cor à vida de mulheres em vulnerabilidade

No setor de inclusão social da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, um grupo de mulheres vem aprendendo a traçar e colorir os seus dias. Na verdade, a oficina é de pintura em panos de prato, mas é durante essas aulas que elas fazem novas amizades, trocam experiências, aliviam angústias e empoderam-se.

A inclusão social é parte do trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que implantou a oficina de pintura em setembro do ano passado para pessoas em vulnerabilidade econômica, em geral beneficiárias do programa Bolsa Família. A capacitação apresenta a essas mulheres, com idade a partir de 16 anos, uma opção de atividade econômica com promoção do aumento da renda familiar por meio da economia solidária.

Reunidas nas terças, quartas e quintas-feiras, as alunas transformam o seu momento de aprendizado técnico em pleno momento de aprendizado de vida. Elas contam com a atenção e o carinho da professora Mônica de Sena Melo, que se assume orgulhosa e honrada em coordenar esse trabalho. “Além das oficinas contribuírem para o aprendizado das técnicas em pintura, contribuem para que as alunas possam trabalhar a saúde metal, coordenação motora, ganhar um dinheiro extra e se socializarem. As alunas são muito criativas e dedicadas e é muito bom já ver as sementes dando flor”.

E é nesse jardim que floresce a esperança, onde o sol brilha mais e os caminhos ficam mais bonitos. Como a flor da Lidiane Cirino, moradora da Cachoeira da Fumaça, que desabrocha mais a cada encontro e já vislumbra o espalhar de seus novos brotos.

>> Clique na imagem para ampliá-la e visualizá-la em melhor resolução.