11 MAR 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Beneficiários do Terra Lar recebem as chaves da casa própria

Dona Marília e Seu Sebastião, moradores do distrito de Santo Antônio do Norte – Tapera, protagonizaram no último dia 4 uma das maiores ações das políticas públicas de desenvolvimento social. Eles receberam as chaves das casas próprias, casas que foram construídas especialmente para eles. É que ambos são beneficiários do Programa Terra Lar, que visa a erradicação das condições indignas e precárias de moradia em todo território do município.

O jeito tímido e amedrontado de Dona Marília Santos Silva não esconde sua história sofrida. De poucas palavras, ela diz estar muito feliz e já faz planos para o quintal da casa, onde vai cuidar e ornamentar. Ela, enfim, tem uma casa para morar com as suas três filhas.

Já seu Sebastião José Pereira tem como sua única companhia o seu cãozinho, com quem pretende ter dias tranquilos e felizes em sua, agora, casa própria. Acanhado, mas de sorriso fácil, ele não escondeu a alegria ao receber as chaves do imóvel. Em suas palavras, não faltou, repetidamente, o “muito obrigado”.

O programa Terra Lar foi instituído pela Lei Municipal 2102/2014 e é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Infraestrutura. O processo se dá da seguinte forma: 1- a equipe da assistência social detecta as famílias em situação de vulnerabilidade; 2- é feita a avaliação sócio econômica e classificação de prioridades conforme quesitos como: renda familiar inferior a três salários mínimo, crianças de 0 a 14 anos, deficientes físicos, idosos e estar em área de risco ou insalubres; 3- a engenharia vai até o local para relatório técnico e define entre a construção, reforma, ampliação e adaptação.

Com recurso próprio do município, as casas são planejadas de acordo com as necessidades de cada família. Se numerosa, o número de cômodos é maior. Se com idosos ou deficientes físicos, os imóveis contam com acessibilidade. E assim, constroem-se sonhos, ampliam-se esperanças, reformam-se almas.

Ao todo, 30 casas serão entregues ainda este mês, mais 30 casas já estão com os projetos em andamento e, até o final do ano, a expectativa é de reformar ou construir 100 casas.