No dia 25 de dezembro, a noite de Natal vai ficar ainda mais especial com a Sexta Cultural. Uma programação cheia de emoção para celebrar com alegria, paz e amor essa data. O evento vai começar mais cedo, às 19h30, com missa na Igreja do Rosário. Depois, ainda no interior da Igreja, o coral Bom Jesus vai cantar em louvor ao nascimento de Cristo. E do lado de fora, a banda Chuva a Granel e o Projeto Violas Itinerantes, que traz a Conceição Birola, Wilson Dias, Joaci Ornelas e Gustavo Guimarães.
Venha celebrar com a gente!
Coral Bom Jesus
Fundado em 26 de maio de 2014, o coral surgiu deum sonho do Padre Eduardo Ribeiro, que sempre quis formar um coral para musicar as misssas e solenidades do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos. E assim aconteceu naquele ano e hoje o coral desempenha o canto litúrgico nas diversas missas da Paróquia sob regência e coordenação do maestro Carlos Nazareno da Silva e sob a orientação espiritual do Padre Eduardo e do Bispo Local “Dom Jeremias”. O Coral Bom Jesus já tem um CD gravado, intitulado “Minha prece ao Bom Jesus”, e se prepara para gravar o segundo que receberá o nome de “Conceição”, com cantos marianos e os grandes clássicos da música sacra.
A apresentação do Coral terá ainda a participação especial da cantora lírica Alzira Cardillo. Itabirana, iniciou sua carreira ainda criança quando solava hinos nas coroções de Nossa Senhora. Adolescente, cantava em formaturas, casamentos e cerimônias religiosas. Já em 2004, foi convidada pelo cantor e compositor Belchior a gravar o seu primeiro CD, contendo treze dos maiores sucessos do artista, que também foi o diretor executivo do trabalho. “Uma antologia a Belchior” foi lançado no Brasil, na Itália e em Portugal.
Chuva a Granel
Com 5 anos de estrada, a banda é reconhecida por sua mistura inusitada e inovadora de blues e música brasileira, com pitadas de jazz e rock. Suas composições ricas, de letras elaboradas e arranjos não convencionais vêm sendo reconhecidas por público e mídia, garantindo premiações em diferentes festivais da música mineira. Tem no currículo participação nos projetos Sons e Tons e Acústica Gente, o prêmio de melhor arranjo no II Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, foi finalista no Prêmio de Música das Minas Gerais e foi selecionada, por voto popular, para o Dia da Música do Fête de la Musique.
Violas do Intendente
O projeto Violas do Intendente, buscando valorizar as tradições da cultura caipira, e a cultura local, propõe um festival para celebrar as ricas manifestações das modas de viola, além das manifestações culturais típicas da região, como o congado e a marujada. E, como não podia ser diferente, o festival nasce em uma das mais belas regiões brasileiras, para além da agitação das grandes cidades, no belíssimo seio rural da Serra do Intendente, no município de Conceição do Mato Dentro. No dia 25, o projeto trará para a Sexta Cultura os músicos Birola, Wilson Dias, Joaci Ornelas e Gustavo Guimarães.