22 OUT 2015
INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SERVIÇOS
PMSB e as soluções para o saneamento básico

Com a colaboração da comunidade, o Plano Municipal de Saneamento Básico avançou mais uma fase em seu desenvolvimento. Estão sendo organizados os dados do diagnóstico técnico-participativo, que é o cruzamento dos dados técnicos com as demandas e os problemas apresentados pelos moradores nas quinze reuniões realizadas entre os dias 13 e 16 de outubro. Quando concluído, o PMSB vai apresentar soluções para todas as insuficiências do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e manejo de resíduos sólidos.

Com os trabalhos levados à comunidade, moradores da sede e de todos os distritos tiveram a oportunidade de contribuir com a construção do Plano, apresentando problemas específicos que os dados técnicos não alcançaram. A partir dos resultados de todas as reuniões, o próximo passo será a elaboração do prognóstico, ou seja, serão avaliadas as soluções para os problemas. E com as soluções previstas, serão definidos os programas, projetos e ações que deverão ser executados pelo poder público, pela iniciativa privada e pela sociedade civil para combater as deficiências do saneamento básico que prejudicam a saúde pública e o meio ambiente.

Todas as próximas etapas do processo serão acompanhadas pelos delegados eleitos pela comunidade em todas as reuniões realizadas. Entre titulares e suplentes, são 28 cidadãos que, democraticamente, irão atuar como agentes fiscalizadores e instrutores, levando para a região onde moram todas as informações e debates pertinentes.