30 JUN 2015
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Terra Mãe, acolhendo as comunidades

O Programa Terra Mãe, da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro com operacionalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, chegou essa semana às famílias do Distrito de Três Barras e da comunidade do Buraco. Com um cronograma de longa duração, atividades diversas visam aumentar a qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social, ampliando conhecimentos e empoderando-as.

As oficinas são propostas a todos aqueles que são beneficiários do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural. Crianças, jovens, adultos e idosos ganham a oportunidade de serem integrados social e ambientalmente, de forma a conhecer mais sobre si, sobre a comunidade da qual pertencem e ainda aprendem como explorar a terra onde vivem com maneiras econômica-sustentáveis. Tudo trabalhado com dinâmicas e técnicas que envolvem arte, cultura, economia e conhecimentos gerais.

E não fica só na teoria. Atividades práticas como o mutirão da limpeza, por exemplo, são estimuladas com o intuito de fazê-los cuidar do seu redor com atitudes simples que trazem benefícios para o lugar e para todos que ali vivem ou visitam.

Terra Mãe

O Programa Terra mãe incentiva o trabalho intersetorial e multidisciplinar, envolvendo todas as secretarias do município e instituições de âmbito municipal, estadual e federal, a fim de promover o empoderamento das comunidades urbanas e rurais, por meio do desenvolvimento de atividades comunitárias tradicionais e da estruturação de uma cadeia produtiva sustentável, instituída na atividade eco turística. As atividades propostas às famílias são voltadas para o uso da terra, elemento primordial na sustentação destas comunidades e que se mostram uma alternativa de desenvolvimento de longo prazo para o município.

Mutirão da limpeza envolveu também as crianças, moradoras do local