​VENHA CONHECER O NOSSO LIVRO
O livro que você está prestes a ler é muito especial. Nele, você encontrará um mar de emoções! Elas foram vividas durante a pandemia da Covid-19 por alunos de dezenove escolas, sete de Conceição do Mato Dentro (MG – Brasil) e doze de diferentes cidades de Portugal: Angra do Heroísmo, Braga, Campo Maior, Cascais, Lagos, Óbidos e Póvoa de Varzim.
Essas emoções podem ser encontradas em forma de poesia, de prosa, de desenhos e fotos. Os materiais foram todos produzidos ao longo de 2021, durante o projeto “Escolas que se Abraçam”, realizado pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

NOSSO LIVRO AGORA É DIGITAL!
Além da edição impressa, nosso livro também ganhou o formato digital, o que facilita sua difusão e interação. Além dos jovens leitores, educadores e educadoras também podem utilizá-lo em suas aulas, como material paradidático. Mas atenção, você só conseguirá ler o livro em ePub se baixar um programa específico para sua leitura.
Nesta página, já está disponível o arquivo no formato ePub e também os links para os programas de leitura deste formato. Eles funcionam em celulares e tablets. Mas se você tem um celular mais antigo, um iOS ou um computador, você pode utilizar o arquivo em PDF. Para o PDF não é necessário ter nenhum aplicativo de leitura!

Veja como é fácil baixar:

COMO UTILIZAR AS FERRAMENTAS DO LIVRO DIGITAL?

Para que a leitura seja interativa, é necessário que se baixe a versão em Epub. Para ser utilizada, é necessário ter um aplicativo de leitura desse tipo de arquivo. Um aplicativo que tem essa finalidade é:

Lithium (Android):  https://lithium.br.uptodown.com/android

A versão ePub funciona melhor em celulares e tablets, podendo apresentar ligeiras diferenças de apresentação de um para outro dispositivo. Para quem não está habituado, dá um certo trabalho, mas que será recompensado com momentos de boa leitura. Depois do livro baixado, você poderá interagir com as fotos, com o glossário, com links para vídeos e com índice.
Na foto, basta clicar para que ela apareça maior. Com relação ao índice, clicando no nome de um dos capítulos, você é automaticamente direcionado para ele.
Algumas palavras estão acompanhadas de símbolos: o pequeno livro que tem um “A” e um “Z” significa que aquela palavra está no nosso glossário final. Se você clicar nela, será direcionado para seu verbete, e clicando na seta para a esquerda, você retorna à leitura do livro. Outra forma de retornar é apertando o próprio botão de retorno do celular.
Outras palavras têm ao lado um símbolo quadrado com um triângulo dentro: isso significa que clicando nela, você será redirecionado para um outro site para assistir um vídeo. Para retomar a leitura, será necessário que você utilize o botão de “retorno” do seu próprio aparelho.
Se você ainda estiver dúvidas, pergunte à criança mais próxima, pois ela provavelmente entenderá melhor que todos nós, adultos!
Boa leitura!

Formulários Vinculados