11 DEZ 2014
Musicalização nas Escolas

Começou o projeto de musicalização nas escolas. O Coral da Escola José Aniceto Costa se preparara para a sua primeira apresentação, que acontece na próxima semana. Nos ensaios, as crianças aprendem com o professor Guto a “soltar a música do coração.” De pedra, só a estrada descrita na canção Jeito de Mato, da cantora Paula Fernandes, ensaiada repetidas vezes por eles. Ao vê-los insistir na divisão rítmica das estrofes, impossível não se emocionar ao perceber que eles cantam aquela que poderia ser a música de suas próprias vidas.

Mais que com dedicação, o professor Guto Fernandes trabalha com identificação. Quando criança, sofreu com a falta de incentivo e descrédito de familiares e pessoas próximas. De família humilde, ele treinava suas habilidades nos instrumentos na igreja ou do vizinho, e o único instrumento que teve na sua infância foi um violão sem tarraxas e com o corpo furado. Sem desistir, ele conseguiu vencer as barreiras, provar seu talento e amor pela música e hoje é PHD em Música. Já viajou o mundo com seu trabalho e tem um Instituto Cultural em Belo Horizonte.

“Minha aplicação na música é justamente a inclusão social. Eu acredito que a música muda a vida, porque ela mudou a minha”, disse o professor que declarou ter vivido em situações que podiam ter o levado à marginalidade. “A música é responsável pelo o que eu sou hoje. Ela foi minha força”.

É assim que Guto vê a importância da música na vida dos pequenos conceicionenses. Com pouco mais de duas semanas de trabalho, o professor já nota diferença no comportamento dos alunos e até na autoestima. “Estou surpreendido com a aceitação deles à música. Essa reação positiva é a nossa maior motivação”, declarou com entusiasmo.

A música desperta sentimentos, mas desperta também a necessidade de aprender. Aprender a ler para poder reproduzir as letras; aprender a contar, para saber dividir os compassos; e trabalha disciplina e concentração que refletem no rendimento escolar geral. “Essa é a contribuição da música na educação. Com certeza, algo que só vem a somar”, finalizou o professor.

Inicialmente, as atividades musicais estão sendo desenvolvidas com 80 alunos da Escola José Aniceto Costa. A partir do próximo ano, a musicalização será ampliada ao ensino de instrumentos e dança para crianças com idade a partir de 6 meses.