11 DEZ 2014
Cinema no Mato Dentro

Desde o mês de novembro, um ciclo de oficinas de cinema realizado nas escolas municipais tem mexido com a rotina das crianças conceicionenses. Arte, cultura e técnicas cinematográficas se somam a magia da construção das cenas e ao encanto daqueles que vêm suas histórias serem transformadas em filme. Em breve nas telinhas e nas telonas, os curtas-metragens sobre “O Mato Dentro”.

Realizado pela Produtora Luz da Lua, o projeto “Cinema no Mato Dentro” é uma adaptação do projeto original “Cinema no Sertão”, criado em 2010 e Premiado pelo Ministério da Cultura. Levar as telonas para onde elas nunca chegaram, mesmo que sem poltronas confortáveis ou grandes sonorizações, é democratizar o cinema. Esse é o grande objetivo do projeto, que em Conceição do Mato Dentro atinge jovens e crianças de 06 a 14 anos da zona rural e de baixa renda. Um público rico em cultura popular e pobre em oportunidades de lazer.

Do cinema mudo de Charles Chaplin, passando pelos clássicos brasileiros como “Tapete Vermelho” e “O Palhaço”, até, é claro, às animações “Rio”, “Madagascar” e “Alice no País das Maravilhas”, as crianças se divertem e aprendem. Depois de curtir a sessão cinema, elas são introduzidas ao mundo da criação, aprendendo sobre as categorias de filmes, os tipos de filmagens, como e quais são os efeitos especiais, enfim, vão se familiarizando com o vocabulário e o mundo do cinema. Depois disso, mãos à obra!

É chegada a hora de por em prática o que se aprendeu em sala de aula. Filmadoras a postos, os alunos indicam o roteiro e gravam o que seus olhares lhes permitem ver. De repente, a realidade se mistura ao lúdico e à imaginação. Cenas e talentos vão se revelando. Segundo José Pereira Santos, idealizador do projeto, “tem muitas crianças com boa desenvoltura para o cinema. Vocês vão poder conferir isso no documentário.”

O documentário citado por ele é o produto final das oficinas, que será apresentado em breve ao público. Em cada escola onde a oficina aconteceu, um curta-metragem foi produzido. São, ao todos, 09 curtas com duração média de 5 minutos, que em série revelarão as diferenças, as similaridades, os sonhos, a vida das crianças de todos os cantos de Conceição. Aguarde.