28 NOV 2014
Luta contra a aids ganha reforço com teste rápido de HIV

No dia 1º de dezembro celebra-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma data que não poderia deixar de ser lembrada na saúde pública. Por isso, na próxima semana, o teste rápido de HIV, que está sendo aplicado na Policlínica desde agosto, será também realizado nas Unidades Básicas de Saúde da sede urbana. Não é preciso agendar.

O teste rápido é feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

Na segunda-feira, o serviço estará disponível na UBS Córrego Pereira; terça-feira, na UBS Central; e na quarta o teste será feito na UBS Vila Caetano.

Mais informações ligue 3868-2348.

Aids

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Destas, aproximadamente 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, desconhecem que estão infectadas.

Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1989, a proporção era de cerca de 6 casos de aids no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2011, último dado disponível, chegou a 1,7 caso em homens para cada 1 em mulheres.

A faixa etária em que a aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 25 a 49 anos de idade.