26 NOV 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Beneficiários das casas populares são apresentados

Foi realizada na noite desta terça-feira, na Biblioteca Municipal, uma reunião pública para apresentação das trinta famílias beneficiárias das casas populares construídas na Vila São Francisco. Um trabalho criterioso que durou aproximadamente sete meses.

Ao todo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu 680 inscrições. A seleção das famílias foi feita por critérios técnicos e análise psicossocial comandados pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Um processo ressaltado pelo prefeito Reinaldinho que lembrou: “pela primeira vez um prefeito não participou da escolha das famílias, excluindo-se os critérios políticos. Foi um trabalho sério, acompanhado pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social e pela Câmara de Vereadores.”

A escolha dos beneficiários atendeu a critérios como:

– famílias em situação de vulnerabilidade;

– mulheres arrimo de família;

– famílias com crianças de 0 a 14 anos;

– deficientes físicos;

– estar em área de risco ou insalubre;

– ser conceicionenses ou residir na cidade há pelo menos cinco anos.

O prefeito ainda ressaltou que pela primeira vez as casas populares foram construídas com recurso próprio do município. Foram investidos mais de R$1.644.00,00 (um milhão seiscentos e quarenta e quatro mil reais). Os imóveis construídos anteriormente à sua gestão receberam recursos do Estado e da União. Ele também falou sobre a meta para o próximo ano: “Quem dera pudéssemos construir casa para todos, mas no próximo ano espero entregar pelo menos mais 50 unidades.”

Encerrando a reunião, a secretária de desenvolvimento social, Marisa Lages, pronunciou-se: “como mulher e como mãe, é muito bom saber que hoje nós temos uma administração que se preocupa em reverter o dinheiro público em obras sociais.” E com alegria, ela anunciou que a empresa Enesa, que está se preparando para desmobilizar sua equipe e deixar o município, vai doar os móveis do alojamento para o município e parte do mobiliário será direcionada a estas trinta famílias.

A previsão de entrega das casas é para a primeira quinzena de dezembro.

Clique e veja a lista dos beneficiários.

Terra Lar

A construção das 30 casas populares fazem parte do Programa Terra LAR, instituído como lei municipal no dia 07 de novembro de 2014. O Terra LAR visa cuidar da melhoria das condições de habitabilidade, promovendo a construção e reformas de moradias de interesse social, atendendo famílias com rendimento de até três salários mínimos.

A íntegra da lei está disponível .