14 NOV 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Um laço branco pela paz entre homens e mulheres

Conceição do Mato Dentro se prepara para a Campanha do Laço Branco. Entre os dias 17 e 23 de novembro, serão promovidas ações de sensibilização, envolvimento e mobilização dos homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Realizadas pela parceria entre a Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Anglo American e instituições de ensino, as atividades buscam esclarecer a sociedade questões sobre igualdade, direitos humanos e bem-estar da família.

A Campanha do Laço Branco começou quando um grupo de homens canadenses queria dizer para o seu país e para o mundo que eles repudiavam a atitude cometida por Marc Lepine. Em 06 de dezembro de 1989, o rapaz de 25 anos assassinou enfurecidamente 14 mulheres que estudavam engenharia em uma escola na cidade de Montreal, Canadá. Tendo se suicidado depois, o rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando um curso tradicionalmente masculino. O crime ficou conhecido como “Massacre de Montreal”.

No Brasil, a Campanha do Laço Branco é coordenada RHEG – Rede de Homens pela Equidade de Gênero. Em 2007, instituiu-se no país o dia 06 de dezembro como o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (Lei 11.489/07), mesmo dia escolhido pelo UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher em memória daquelas vítimas. O Fundo ainda proclamou o dia 25 de novembro como o “Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher”.

A Campanha do Laço Branco no município se adiantará um pouco do calendário estipulado pela RHEG que enfoca suas atividades no período entre 25 de novembro e 10 de dezembro, chamado de “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Contudo, vale ressaltar que o combate à violência contra a mulher deve ser estimulado 365 dias ao ano.

E é com esse objetivo, de ampliar cada vez mais essa rede de combate, que Conceição do Mato Dentro une forças e promoverá uma sequencia de atividades de 17 e 23 de novembro. A sociedade, domiciliares e comerciantes, será conclamada a aderir à campanha colocando um laço branco na porta. Durante a semana, palestras e debates serão realizados, haverá distribuição de materiais informativos e o cronograma será findado com uma caminhada que percorrerá o trajeto do Santuário Bom Jesus do Matosinhos até a Praça da Ubaldina.

O cronograma das atividades será divulgado em breve.

Para saber mais sobre a campanha, acesse www.lacobranco.org.br