09 OUT 2014
Entretenimento, aprendizado e cultura refletem na qualidade da Saúde

Pensando na interação da equipe, na promoção do bem-estar dos servidores e, consequentemente, na qualidade de atendimento e de prestação dos serviços é que a Secretaria Municipal de Saúde coloca em prática algumas ações voltadas para a reflexão sobre a saúde pública no município. Nesta sexta-feira, uma sessão cinema traz aos profissionais da saúde o tema CÂNCER, com um filme “para rir, para chorar e querer mais”: A Culpa é das Estrelas.

O filme conta a história da adolescente Hazel Grace, que é diagnosticada com câncer em fase terminal, mas que se mantém viva graças a uma droga experimental. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o que lhe dá promessas de viver mais alguns anos, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Em dado momento, ela conhece Augustus, um rapaz que também sofre com câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

A sessão cinema faz parte uma iniciativa voltada ao bem-estar no trabalho e promoção de serviços públicos de saúde de qualidade. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Paula Graciano, dinâmicas de grupo e prática de esportes são desenvolvidas semanalmente com os servidores. Atividades estas que, segundo ela, têm muito auxiliado na convivência dos profissionais, refletindo num ambiente profissional saudável, alegre e dinâmico.

“A partir do momento em que fizemos a quadrilha junina percebemos uma melhora no astral dos profissionais, com mais motivação para o trabalho e colaboração um com o outro. Foi aí que percebemos que a promoção de atividades extras poderiam ser uma grande ferramenta para a promoção de serviços de qualidade”, explicou a secretária.

Além das atividades de entretenimento, a Saúde também tem proporcionado palestras e cursos de capacitação em todas as áreas do SUS, transformando a saúde municipal em um dos destaques da atual administração. A descentralização dos serviços, com atendimentos médicos, odontológicos e nutricionais em todos os distritos é um grande avanço, inclusive apontado pela população nas reuniões comunitárias realizadas pela Prefeitura para a revisão do Plano Diretor. A saúde foi unanimidade no grupo dos pontos positivos.