25 SET 2014
Judocas de Conceição conquistam o 3º lugar geral no campeonato mineiro

Os alunos do projeto social “Judô Adentro”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esportes, subiram mais uma posição no ranking estadual e conquistaram o terceiro lugar geral no Campeonato Mineiro de Judô. Iniciantes no esporte e com origens sociais bastante humildes, eles foram determinados, agarraram seu sonho e já marcam história no cenário esportivo de Minas Gerais.

Inscritos no Campeonato com apenas cinco meses de treino, os atletas participaram pela primeira vez de uma disputa no dia 26 de abril e foram motivo de manifestações de completa admiração e respeito dos demais participantes, entre treinadores e lutadores. Eles trouxeram ao município 24 medalhas, dentre as quais 14 são de ouro, 02 de prata e 09 de bronze, conquistando o 5º lugar geral.

Na segunda etapa do campeonato, realizada no dia 31 de maio, eles foram destaque mais uma vez. Avançaram uma posição e quase dobraram o número de premiações, com 43 medalhas no peito: 15 de ouro, 9 de prata e 19 de bronze.

E neste mês eles se consagraram na história do Campeonato Mineiro de Judô. Continuando em ritmo de desenvolvimento, eles colocaram Conceição do Mato Dentro no pódio, garantindo o terceiro lugar para o município. Foram conquistadas mais 18 medalhas de ouro, 8 de prata e 16 de bronze.

Mas não para por aí. Além de conquistar a terceira posição na terceira etapa do campeonato, eles garantiram também o terceiro lugar geral do campeonato, contabilizando 47 medalhas de ouro. Tal prêmio será entregue no dia 1º de novembro, quando da realização da etapa final do Campeonato Brasileiro de Judô.

Para o mestre e treinador do Projeto Judô Adentro, Albano Corrêa, que não esconde o contentamento e o orgulho de ver onde sua equipe chegou em tão pouco tempo, o sucesso esportivo já está garantido. E agora o projeto inicia uma nova fase, que vem certificar o cunho social das atividades. “Temos como objetivo maior transformar o Projeto Judô Adentro numa ferramenta de integração familiar, trabalhando pela formação do judoca como um ser socialmente produtivo, com bom caráter e interesse pela sua evolução e pela evolução de quem com ele conviver”.

Segundo Corrêa, nos próximos dias o projeto vai entrar em ritmo de treino rumo ao sucesso pessoal de cada um dos participantes. Visitas domiciliares serão feitas no intuito de detectar as dificuldades de cada família e oferecer auxílio. Isso gerará uma aproximação dos pais e familiares ao projeto, fortalecendo os vínculos e promovendo um trabalho de cooperação em prol do bem-estar e segurança das crianças e adolescentes. “Para que alcancemos nosso objetivo, será fundamental o engajamento de outras secretarias que possibilitarão o suporte profissional às famílias, como por exemplo a Educação, o Desenvolvimento Social e a Saúde”, explicou, indicando o próximo passo: firmar as parcerias e ampliar o alcance do Judô Adentro.

Sobre o projeto

O “Projeto Judô Adentro” atende crianças e jovens de 5 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculadas no ensino municipal, participantes do programa Terra Jovem e AABB Comunidade e que possuem boa frequência escolar. Com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação do município, o objetivo do projeto é fortalecer os três pilares sociais: escola, família e esporte.

O judô une disciplina com os desenvolvimentos cognitivo e motor, sendo, portanto, reconhecido pela UNESCO e pelo Comitê Olímpico Internacional como o esporte mais adequado para a iniciação esportiva.