11 AGO 2014
Está disponível o teste rápido para HIV e sífilis

Já está disponível no município o teste rápido para HIV e sífilis. Para realizar o teste não é necessário encaminhamento médico, basta se dirigir à Policlínica e fazer o agendamento. Porém, em casos considerados de alta suspeita, indicados por um médico, o exame é feito na hora. O teste é recomendado para qualquer pessoa que tenha passado por alguma situação de risco, como ter tido relação sexual desprotegida.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. É um serviço gratuito distribuído para as redes públicas de saúde de todo o país.

O teste rápido é realizado em sala especial, sem qualquer audiência, em caráter sigiloso, onde o paciente recebe aconselhamentos pré e pós-teste. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é acolhido por profissionais de saúde previamente treinados e encaminhado para tratamento.

Somente o paciente poderá receber o resultado, que é revelado em entrevista individual. Se o paciente consentir, somente após a entrevista é que o profissional de saúde poderá revelar o resultado do exame a outras pessoas, como familiares, parceiros, amigos, etc.

No próximo mês, o município passará a aplicar também os testes rápidos para hepatites B e C.

Mais informações pelo telefone 3868-2348.

Aids

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, e que, dentre estas, aproximadamente 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, desconhecer que estão infectadas.