28 JUL 2014
Um compromisso com a qualidade de vida da mulher

De 21 a 25 de julho aconteceu no município um curso intensivo para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde visando a promoção da qualidade de vida da mulher e sua família. A saúde sexual e a saúde reprodutiva são dois grandes temas que conduzem o Programa de Combate à Violência contra a Mulher da ONG Reprolatina, que promoveu a capacitação.

A preparação do profissional ACS é uma estratégia para a diminuição das agressões e aumento das denúncias. Este profissional, que atende diretamente a comunidade, se bem preparado, constrói um espaço de confiança onde o paciente pode revelar situações de abusos. A violência contra as mulheres assume muitas formas: física, sexual, psicológica e econômica.

Denúncias

A Central de Atendimento à Mulher – Disque 180 é um serviço de denúncias e também de prestação de serviço com foco no acolhimento e orientação à mulher violentada. As denúncias podem ser feitas pela mulher agredida ou por qualquer pessoa que saiba do caso e possa contribuir com os encaminhamentos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Não é necessário se identificar.