22 JUL 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Capoeira é inserida em trabalhos sociais com jovens e crianças

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está ampliando os trabalhos desenvolvidos com as crianças e jovens das comunidades conceicionenses. Com a criação do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, serão realizadas oficinas diversas ligadas à cultura e ao entretenimento com a preocupação de lapidar seus talentos e habilidades.

Para dar início às atividades, acontece neste domingo (27) às 10 horas um cortejo com o Grupo Mundo Capoeira, saindo do Adro da Igreja do Matozinhos em direção a Praça Ubaldina. Uma expressão em roda com muita música que vem apresentar ao público um pouco do que será trabalhado no projeto “Vila Circuito Estrada Real”.

Com previsão de início para o próximo mês, o “Vila Circuito Estrada Real” é para jovens de 12 a 19 anos. Um projeto que unirá o ensino da Capoeira Contemporânea com a Tambora, que é a produção de instrumentos musicais voltados à folia de reis, marujada e maracatu. Os alunos ainda terão oficinas de História e Geografia com capacitação para o turismo.

Para as crianças, a capoeira também estará na grade curricular, mas será trabalhada de modo diferente. Serão oficinas regulares onde os alunos aprenderão os movimentos e também serão conscientizados sobre a filosofia da arte.

Inscrições

Um posto de atendimento será montado na Praça Ubaldina neste domingo onde, logo após o cortejo de capoeira, será possível obter mais informações sobre o projeto e as oficinas. Ali também serão realizadas as pré-inscrições para o Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Jovens e Crianças já poderão fazer sua pré-inscrição. Podem se inscrever crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos.

Sobre a Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Fonte: Wikipedia