03 JUL 2014
Depois de Conceição, Dom Joaquim também lança coleta seletiva

Conceição do Mato Dentro prestigiou no dia 01 de julho a reinauguração da UTC – Usina de Triagem e Compostagem e o lançamento da Coleta Seletiva em Dom Joaquim. Entre os municípios minerários da região, Conceição do Mato Dentro foi pioneira na implantação de uma política ambiental de separação e reciclagem de resíduos sólidos, oficializada no dia 20 de março. Esses dois municípios, junto com Alvorada de Minas, são parceiros no que tange o desenvolvimento regional e comungam de consórcio que prevê a gestão do lixo e um aterro sanitário intermunicipal.

Na solenidade de inauguração da UTC de Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro foi citada como exemplo pelo Diretor Executivo do CMRR – Centro Mineiro de Referências em Resíduos, José Aparecido Gonçalves. “Quero dizer publicamente que a gente sente que vocês estão fazendo história na gestão pública”. Ele se referiu ao empenho e fervor de uma equipe jovem, que acredita em mudanças, em progresso e numa cidade mais saudável.

Considerado assunto de primeira discussão, a reciclagem do lixo, ligada às ideias de sustentabilidade, tem marcado o ano de 2014, quando a população e os gestores públicos buscam soluções para frear a poluição mundial e promover melhorias na saúde do meio ambiente e das pessoas.

Além disso, muito bem colocado pelo Promotor Regional de Justiça, Dr. Marcelo Mata Machado, “o lixo é uma riqueza que enterramos. Precisamos erradicar essa prática”. E acabando com o desperdício, dá-se início a novas oportunidades para os catadores de materiais recicláveis que hoje formam as associações ASCAMATO, em Conceição do Mato Dentro, e a ASCADOM, em Dom Joaquim. Pessoas que transformarão “restos” em produtos de valor comercial e dali extrairão condições dignas de sobrevivência.

O Prefeito de Dom Joaquim, Joraci Madureira, e a Presidente do Servas e primeira dama do Estado, Célia Pinto Coelho, oficializaram a reinauguração da UTC