10 JUN 2014
Saúde com formação, capacitação e qualificação

A última semana foi de capacitação para os servidores da saúde. Os cursos de biossegurança e de suporte em emergências clínicas trouxeram esclarecimentos, novidades e metodologias de prevenção, segurança e socorro. O cronograma de atividades fechou com uma simulação de resgate na Avenida JK, mobilizando a Polícia Militar e chamando a atenção de quem passava por lá.

Realizado na sexta-feira (6), o curso de biossegurança teve como tema “esclarecimentos sobre as exigências da Vigilância Sanitária e dicas no cumprimento das normas para a prática do cirurgião-dentista”. Ministrado por Helenice Pereira Neves, dentista e representante da Delegacia Regional do Conselho Regional de Odontologia em Diamantina, o curso atingiu dentistas, agentes de saúde bucal, servidores da Vigilância Sanitária e auxiliares da Saúde.

Divididos em quatro princípios básicos, os procedimentos de limpeza e os cuidados com a saúde do trabalhador e do paciente foram detalhados: para a saúde do profissional, manter a imunização em dia; para dificultar proliferação de vírus e bactérias, seguir as normas de desinfecção do local e dos instrumentos; para o bem de ambas as partes, o uso correto do Equipamento de Proteção Individual; e para um atendimento de qualidade, formação contínua.

Nos dias 5, 6 e 7, outro grupo participou da “Capacitação para suporte básico de vida em emergências clínicas e trauma no atendimento pré-hospitalar”. Enfermeiros e técnicos em enfermagem tiveram uma série de atividades intensivas, deixando-os habilitados para agir em situações como infarto, acidente vascular cerebral, tipos de choques, traumatismo craniano, etc. O curso terminou com uma simulação de uma situação de emergência, do resgate ao transporte até o hospital, respeitando todos os procedimentos que devem ser tomados em casos reais.

O momento final do curso contou com a colaboração especial da Polícia Militar. O curso foi ministrado pelo grupo ATAQUE.

Servidores da Saúde no curso de biossegurança