23 ABR 2014
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Curso do PRONATEC tem mina em escala reduzida para estudos práticos

Mais uma oportunidade de profissionalização, o curso de Operador de Mina traz a possibilidade de concretizar uma carreira profissional no ramo da mineração, atualmente a fatia de mercado que mais emprega em Conceição do Mato Dentro. Os alunos são preparados para atuar na área de pesquisas e o aprendizado vai além da sala de aula. A simulação física de uma mina permite aos novos profissionais entender com clareza os processos e testarem suas habilidades.

Na pequena mina, o passo a passo do processo de extração é realizado sempre lembrando das normas técnicas e da segurança pessoal. Porém, na proporção, o que é representado por 30 centímetros, por exemplo, chegam a ser 15 metros na mina real. Mas, nada impede que seja feito o desmatamento da área, seguido de terraplanagem, formação manual dos bancos (na atividade minerária gerados pela detonação de explosivos), simulação de desmoronamento e remoção, nivelação das chamadas bocas de lobo (buracos nas paredes), construção de vias de acesso, implantação das leiras (barragens) e armazenamento do estéril (agregado natural sem valor econômico).

Oferecido pelo PRONATEC e viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Senai, o curso forma cerca de 30 novos profissionais que já fazem planos de se aperfeiçoar para aumentar as chances de serem empregados em breve. Para Juliana Rodrigues, “a gente tem que aproveitar o que a cidade oferece”. Atraída a esta área pelos depoimentos do marido, que já trabalha na mineração, ela se identifica bastante com as atividades e aposta no seu futuro profissional.

“Aprendemos muito mais do que era esperado”, disse a aluna Hayane Reis, que explicou: “estávamos acostumados com os trabalhos em grupo de escola, mas aqui entendemos o que é ser uma equipe de profissionais, onde o trabalho de um é fundamental para o trabalho do outro. Isso ficou muito claro quando nos foi proposto a sair da sala de aula e ir para mina”. A mina em questão é a reduzida, construída nas dependências do SENAI.

O cunho social das ofertas feitas pelo PRONATEC vem ao encontro desse testemunho, que comprova que a profissionalização eleva a autoestima, estimula o amadurecimento e propicia o senso de convivência, fundamentais para a construção de um profissional de sucesso.

Operador de Mina

Pesquisa subsolo de jazida e retira amostras de minerais sólidos, carvão e outros tipos de rochas, por meio de furos de sondagem, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Mercado de Trabalho

Depois de formados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recolhe os currículos e indica os profissionais para as vagas de emprego ofertadas na cidade.

Para participar do PRONATEC, é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter idade mínima de 15 anos, fazer parte do programa Bolsa Família e apresentar RG, CPF e comprovante de escolaridade à SMD (Rua Basílio Santigo, 91 – Centro).

Alunos realizam estudos práticos na mina

Aluna explica um dos processos da extração

A turma que finalizou o curso na data de hoje