22 ABR 2014
Vacinação contra H1N1

Já está disponível para a população a vacina contra o vírus Influenza A (H1N1), conhecido como gripe A. Podem ser vacinados idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas de qualquer idade. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, até o dia 09 de maio na Policlínica Municipal.

Dia D

No próximo sábado, dia 26, acontece o “Dia D” contra o H1N1. Neste dia, as vacinas serão aplicadas na Policlínica e também nas unidades de saúde das 8h às 17h.

Como evitar a Gripe A

A gripe A é transmitida da mesma maneira à que a gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Portanto, recomenda-se:

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

Principais sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.

Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostração, dificuldade respiratória e vômitos.