16 DEZ 2013
CAMPANHAS
Campanha de trânsito alerta motociclistas

Uma blitz educativa realizada no sábado, dia 14, alertou os motociclistas para os cuidados com o uso de equipamentos e vestuário adequados e a importância de se respeitar as leis de trânsito. A campanha “Sou Motociclista, Ando Legal” visa reduzir as estatísticas de acidentes envolvendo motos no município e no Brasil. A distribuição de camisetas e material educativo aos condutores teve a colaboração de representantes dos poderes legislativo e executivo. A Campanha é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro em parceria com o Conselho Municipal de Segurança, Conselho Municipal de Trânsito e Conselho Municipal Anti-drogas.

Os dados apresentados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são alarmantes: o índice de mortes em acidentes com moto cresceu 263,5% em 10 anos; de cada 10 acidentes de trânsito, 7 envolvem motociclistas; e em 70% dos acidentes com motos no Brasil, a culpa é do motociclista. E é com a intenção de reduzir esses números que os motociclistas conceicionenses receberam 10 dicas para “ser um motociclista legal”.

1) Respeitar as sinalizações e as normas contidas no Código Brasileiro de Trânsito.

2) Manter a distância de segurança do veículo que segue à sua frente.

3) Não transitar ziguezagueando entre os veículos.

4) Não transportar crianças menores de 07 anos.

5) Respeitar o direito e a vez dos demais usuários das vias públicas.

6)Usar capacete com óculos de proteção ou com viseira abaixada. Para sua segurança, não pilote sem o capacete ou com ele acima da testa.

7) Não ultrapassar pela direita, inclusive nos pontos de ônibus, pois você pode atropelar os passageiros durante o embarque e desembarque.

8) Ficar atento em locais onde há pessoas soltando papagaio. Para sua proteção, use antenas contra o cerol.

9) Portar sempre a CNH e o documento de seu veículo.

10) Usar calçados adequados para pilotar sua motocicleta.

São regras básicas que todos parecem saber, mas que nem todos cumprem. Vários motociclistas foram flagrados usando chinelos em vez de calçados fechados; sem óculos e/ou com a viseira erguida; e alguns até assumiram não portar sempre os documentos. Não houve nenhum tipo de repressão ou punição, apenas orientação seguida de registro de dados como emplacamento e check list das condições do condutor para banco estatístico municipal. Estima-se que atualmente haja cerca de 1.300 motociclistas em Conceição.