03 FEV 2023
PERSONALIDADE DE CONCEIÇÃO: SEU NICANOR, O DEFENSOR DAS MULHERES DE OURO FINO

CMD, SEXTA-FEIRA 03.02.2023 – “É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples” (Ralph Waldo Emerson). Ao conversar com o Seu Nicanor de Ouro Fino, é possível perceber o quão culto é da sabedoria e repertório de a vida lhe proporciona. Seu sorriso tímido esconde uma trajetória sofrida, mas também de muita superação. E, por ser essa figura tão querida e diferenciada, hoje estará na série Personalidade de Conceição.

Nicanor Gonçalves da Silva, nasceu no distrito de Ouro Fino, onde mora até hoje. Filho dos saudosos Benigno Pereira da Silva e Carlota Rodrigues da Silva, o conceicionense conta que o pai vivia de plantação para sustentar a família que era grande. “Eu o ajudava na capina e tudo mais que se faz na roça. Éramos 14 irmãos, tivemos uma vida muito difícil, quando eu nasci não me registraram, vim a ter registro com uns 18 anos de idade”, recordou o personagem.

O senhor do campo conta que teve pouco estudo e que se recorda de ver a professora sempre enferma. “Minha professora na época era doente, quase não ia à escola, foi uma luta muito grande aprender a ler. Fico triste de lembrar do meu passado, minha mãe queria muito que eu estudasse e era minha vontade também, pois na minha cabeça eu queria ser advogado, na verdade advogado das mulheres. Elas precisam ser defendidas, não é mesmo?”, brincou em tom melancólico, Seu Nicanor.

“Durante a juventude conheci Maria Natália da Silva, namoramos pouco tempo, praticamente 6 meses, e, como ela era de Ouro Fino mesmo ficou mais fácil. Falar em família é muito triste, pois tentamos formar uma, eu e minha esposa. Infelizmente ela teve 7 abortos seguidos, portanto digo que Deus não quis, mas vivemos muito felizes apesar de tudo que passamos. Em 2001, veio a falecer e hoje lembro dela com muita saudade e carinho”, observou seu Nicanor acrescentando que não quis casar-se novamente, mantendo intacta a memória de dona Maria Natália.

O homem simples, de mãos calejadas da lida roça, mas de palavras firmes, revela que continua morando em Ouro Fino. “Graças a Deus faço a minha comida, limpo a casa, às vezes alguém me ajuda, mas faço o que posso. Repito: sinto muita falta de minha companheira, mas como disse, sou um defensor das mulheres e isso me completa”, finalizou dizendo que é muito grato por tudo e pela vida.

Essa é uma singela homenagem da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro ao Seu Nicanor de Ouro Fino, esse senhor que inspira pela simplicidade e nobreza de coração.

PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
Autor: PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO